Prefeito de Viamão toma posse na diretoria da Granpal e estreia na articulação política regional entre os prefeitos
André Pacheco já é o 1º vice-presidente da Granpal.
Ele tomou posse em evento nesta segunda-feira para um mandato de um ano. Em 2018, André assume a presidência da entidade, que reúne 14 dos 32 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.
A Granpal foi criada com o propósito de ampliar o diálogo entre os municípios, com um espaço para debates e decisões políticas capazes de representar os interesses de toda a região, promover a cooperação e buscar soluções para problemas comuns. Também tem como objetivo viabilizar licitações que podem baixar custos em diversos itens como medicamentos, discutir sobre o descarte dos resíduos sólidos, sobre a segurança pública e a mobilidade urbana.
Esse ano, a entidade será presidida pelo prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busatto.
A Granpal reúne os municípios de Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão. Ela representa 25% do eleitorado, 26% da população do Estado e 1/3 do PIB gaúcho.
Tomaram posse na nova diretoria da Granpal: o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB), como presidente; o prefeito de Viamão, André Pacheco (PSDB), como primeiro vice-presidente e o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), como segundo vice-presidente.
LEIA TAMBÉM