As transformações de Fernanda

Um curso que ensina, sobretudo, a soltar a imaginação. A maquiadora Fernanda Feijó, professora do Senac Viamão, foi até o Rio de Janeiro para fazer o curso completo de efeitos especiais e caracterização. Ferimentos, máscara, bruxa e até sereia agora fazem parte do currículo de Fernanda, que pretende ministrar cursos com as técnicas aprendidas.

— O curso durou 56 horas e foi na Escola Campi – Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional. Eles são a única escola no Brasil com o curso completo de efeitos especiais e caracterização. O aprendizado é bem amplo e contempla confecção de careca em látex, aplicação e maquiagem da careca, molde do rosto com alginato, molde de orelha, modelagem da prótese; ferimentos: Cortes, cicatriz, sutura, arranhões, hematomas, etc… Molde de dente e confecção da prótese, barba. Conhecer materiais diversos usados em efeitos: Espuma fria, cabosil, silicone, etc… Fazer um sanduíche cenográfico, confeccionar próteses de látex, silicone e gelatina. Aprendemos também técnicas de envelhecimento e caracterização de personagem — conta.

As técnicas são utilizadas em filmes, novelas, seriados, teatro, carnaval, musicais e em criação de personagens para animações em geral.

— O próximo passo é promover alguns cursos de especialização na área, pois o nosso estado carece destes profissionais. Quero fazer parcerias com cursos de cinema e produção multimídia, realizando workshops e palestras.

E entre todos os personagens criados  por Fernanda, ela conta que o mais complicado foi reproduzir a sereia, que ela precisou criar e executar todas as etapas sozinha.

—- A sereia foi a última personagem que tive que montar de finalização de curso. Esta eu fiz sem nenhuma ajuda, tive que modelar a face da modelo, criar minha personagem com referências em outras, mas não podendo copiar. Também tive que fazer o figurino. A roupa foi feita somente com tecido, linha, agulha e lantejoulas. Também montei as unhas e membranas para criar uma realidade no personagem. Ao finalizar, foi um misto de sentimentos, pois consegui realizar este curso que tanto queria e concluir meu primeiro personagem sozinha.

Confira o passo a passo da personagem de Fernanda:

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa NewsLetter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook