Atividades escolares no combate ao desperdício de água

Você já parou para pensar em quanta água se gasta para escovar os dentes? E para tomar banho?

Nem sempre é muito fácil quantificar e visualizar estas imagens, mas durante toda esta semana mais de 3,3 mil alunos de escolas públicas de 9 municípios da região metropolitana de Porto Alegre estão podendo ver com os próprios olhos. Isto porque a Fazenda Quinta da Estância e a Corsan realizam, entre 1 a 5 de outubro, o projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico. O objetivo é conscientizar os alunos da importância do consumo consciente, da preservação e do saneamento básico na vida das pessoas.

– O legal deste projeto é que eles vão poder vivenciar na prática diversas questões. Vamos tornar as medidas de consumo visuais e debater o que podemos fazer para usarmos de forma mais consciente a água para que não falte e qual nosso papel nesta preservação – explica a fundadora da Quinta, Sõnia Sittoni Goelzer.

 Em uma das atividades, os alunos são estimulados a transportar água de um local a outro usando pedaços de calhas. Através desta dinâmica, eles conseguem observar o desperdício e a importância do trabalho em equipe. Entender como os hábitos de consumo do dia-a-dia podem impactar na vida de todos também é um dos objetivos.

– O adulto é muito sedimentado, tem seus hábitos estabelecidos e dificilmente muda. Já a criança é mais permeável e conseguimos, de forma lúdica, fazer com que ela crie esta consciência para a preservação – afirma Sônia.

Participam do projeto, alunos do sexto ao oitavo ano, idade em que nas escolas se estudam temas relacionados à água. As turmas são desafiadas a criar uma “Bandeira do Saneamento Básico”, com os compromissos em relação ao saneamento básico em sua casa e comunidade. As bandeiras são levadas para as escolas com o objetivo de sensibilizar os demais alunos, familiares e vizinhos sobre a importância da água e do saneamento nas vidas de todos.

Os participantes receberão ainda um Certificado de Jovens Embaixadores do Saneamento Básico, com orientações e informações sobre como podem participar ativamente deste processo. Participam dos projetos alunos da rede pública municipal de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão.

Os municípios escolhidos para formação dos Jovens Embaixadores do Saneamento Básico integram um grande projeto da Corsan que visa, através de parcerias público privadas, modificar esta realidade na região com maior densidade populacional do RS, passando o tratamento de esgoto para 87% de todos os domicílios em apenas 10 anos (até 2027/2028).

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook