Atualizadão fica por aqui – mas cobertura no Diário segue
9h12 – 12 horas depois de abertos os trabalhos, o Atualizadão da Greve encerra a cobertura da madrugada de manifestações em Viamão agradecendo aos quase 30 mil leitores que nos acompanharam na jornada.
Abraço especial aos amigos Izabel Garcia, Paulo Ferreira, Luis Carlos Ferreira, Viviane Rocha, Bruna Ourique, professora Denia, Mauro Schreiner, Guto Lopes, Adão Pretto e Eliseu Chaves, o Ridi, pelo envio de imagens e apoio na cobertura.
O Diário segue na cobertura da greve e das manifestações que acontecem no Centro. Até!
Nenhum ônibus da Viamão nas ruas
8h37 – Nenhum ônibus da Empresa Viamão deixou o pátio da empresa nesta sexta-feira desde que um grupo de manifestantes bloqueou os portões da garagem por volta de meia-noite.
Agora pela manhã, o grupo já passa de 100 pessoas.
Fogo na Bento – pista totalmente bloqueada
8h15 – Chegam mais fotos do bloqueio na avenida Bento Gonçalves, sentido Viamão/Porto Alegre, perto do Campus da UFRGS. Lá, manifestantes atearam fogo em pneus e galhos.
Bombeiros foram chamados a Brigada Militar também já se conduz ao local.
Tem bloqueio na Bento, sentido Viamão/POA
6h33 – EPTC informa que o trânsito está totalmente bloqueado na avenida Bento Gonçalves, perto do Campus da UFRGS, no sentido Viamão/Porto Alegre.
O protesto, que faz parte das mobilizações da Greve Geral, é acompanhado pela Brigada Militar, que vem conversando com os manifestantes para liberar as pistas.
Problemas para quem vai a Porto Alegre de carro – já os ônibus seguem trancados no pátio da Empresa Viamão.
Aumenta mobilização na frente da Viamão
5h32 – O piquete que começou com não mais do que 20 pessoas por volta da meia-noite em frente ao portão da Empresa Viamão cresceu rapidamente nas últimas horas. Agora, mais de 100 pessoas já participam da manifestação que bloqueia a saída dos veículos que fariam o transporte da cidade.
Nenhum ônibus deixou a sede da empresa desde então.
Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, do Cpers, trabalhadores da Corsan, servidores municipais e militantes do PSol, do PT, do PDT e do PSTU são vistos pela Bento Gonçalves, no Centro de Viamão.
Ponte do Guaíba está totalmente bloqueada
5h25 – Concepa acaba de confirmar que a BR-290 está totalmente bloqueada nas imediações da ponte do Guaíba. Manifestantes estão no local e colocaram fogo em pneus.
Essa é para quem segue de carro para Porto Alegre
5h15 – Trânsito está em meia pista na Bento pertinho da garagem da empresa Gasômetro. Manifestantes tomam conta do local, impedindo a saída dos ônibus.
É no sentido POA/Viamão – mas quem aposta que logo, logo chega do outro lado da avenida?
Evel também parou esta madrugada
5h06 – A exemplo do que se vê desde a meia-noite em frente à garagem da Empresa Viamão, um piquete também foi organizado para impedir a saída dos ônibus do pátio da Evel, na Santa Isabel.
Nenhum ônibus circula por lá desde às 23h de ontem.
Sobre a Palmares, há poucas informações. A empresa diz que os veículos que deveriam sair às 5h estavam posicionados para circular normalmente.
Metrô não funciona esta manhã
4h48 – Manifestantes invadiram e bloquearam via que leva os trens até os trilhos e Trensurb confirma falta de condições para operação pela manhã. Alternativa para quem usa o serviço que liga o Vale dos Sinos à Capital são os ônibus – que também devem parar ou funcionar sob condicionamento devido a piquetes em todas as cidades da região.
Imagem foi enviada ao Diário por uma leitora por volta das 3h40 da manhã
Tem fogo na ERS-040, mas pedágio funciona normalmente
4h37 – Leitores do Diário relatam fogo ao longo da ERS-040 nas proximidades do pedágio, em Águas Claras. O fogo estaria no acostamento e não na pista.
A Brigada Militar não confirma se houve ato de vandalismo no local e, nesse momento, desloca uma viatura até lá para acompanhar a ocorrência.
A EGR informou há pouco que o pedágio segue funcionando normalmente e que não irá interromper o fluxo na rodovia.
Sindicomerciários chega para reforçar piquete na Viamão
4h05 – Os manifestantes que bloqueiam a entrada e saída de ônibus na garagem da Viamão ganharam agora há pouco o reforço do time do Sindicomerciários, liderados pelo presidente da entidade, Paulo Ferreira. Eles se juntam ao Simvia e ao Sindimetropolitano – para garantir que nenhum ônibus saia da Viamão esta manhã.
O grupo confirma que o último coletivo que saiu da garagem foi à meia-noite.
Em Porto Alegre, parte dos ônibus vai ter que circular
2h31 – A Prefeitura pediu e a Justiça concedeu liminar que obriga as empresas de ônibus da Capital a disponibilizarem pelo menos 30% do número regular de veículos durante toda a sexta-feira e pelo menos 50% nos horários de pico.
Se a medida não for cumprida, os sindicatos das categorias de trabalhadores grevistas devem pagar multa de R$ 20 mil por dia de descumprimento.
Embora a decisão só tenha validade para o sistema de transporte municipal de Porto Alegre, pedidos semelhantes podem ser apresentados em outras cidades em que o transporte público eventualmente pare nesta sexta.
Para espantar o frio em frente à garagem da Empresa Viamão, só com muito chimarrão
Corujão que viria de Porto Alegre foi o primeiro bloqueado da Viamão
1h35 – E o bloqueio em frente à Empresa Viamão já tirou pelo menos um ônibus de circulação: o famoso Corujão, que faz uma linha na madrugada de Viamão para Porto Alegre, ida e volta.
Os manifestantes que organizaram o piquete em frente à empresa seguem mobilizados garantindo que não vai sair ônibus algum do pátio.
Para espantar o frio, só com o chimarrão: faz 7 graus agora no Centro de Viamão.
Em Canoas, manifestantes já bloqueiam os portões da Vicasa
Em Canoas, empresa de ônibus já parou. Em Gravataí também
0h52 – Manifestantes já bloquearam os portões da Vicasa, em Canoas – e garantem que nenhum veículo sairá de lá esta manhã.
Em Gravataí, um cadeado foi colocado nos portões da Sogil.
Se de Viamão também não sair ônibus, as três maiores frotas da Região Metropolitana não colocarão ônibus nas ruas neste dia de Greve Geral.
Nem aí para noite fria: agora, faz 8 graus no Centro de Viamão e piquete já começa a se formar
Piquete começa a se formar na frente da Viamão
0h13 – As primeiras imagens do piquete de sindicalistas que vão mobilizar os trabalhadores da Empresa Viamão para Greve Geral desta sexta já começa a se formar na frente do portão principal da garagem, no Centro.
Tá frio por lá: 8 graus, agora.
Se não houver segurança para circular nas ruas, empresa promete reter a saída dos ônibus já nas primeiras horas da madrugada.
Fiscal avisou, na 42, que sem segurança, não tem ônibus
22h13 – Leitores do Diário informam que desde às 21h um fiscal da Empresa Viamão comunica os passageiros que passam pela parada 42 que amanhã só haverá ônibus se não houver risco de depredação aos veículos.
É a posição da empresa.
Mais cedo, a Viamão emitiu uma nota pública reafirmando o compromisso de manter o transporte coletivo funcionando, mas que não vai arriscar a vida de funcionários, colaboradores e passageiros caso não haja segurança para trafegar nesta sexta-feira.
Confira a íntegra na nota publica no site da empresa:
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A GREVE GERAL
Prezados usuários(as),
Viemos a público esclarecer que, nesta sexta-feira 28 de abril, as empresas Viamão, Vialeste e Itapuã, juntamente com seus profissionais, estarão prontas para operar suas linhas com toda a normalidade.
Contudo, acompanhamos na imprensa que alguns sindicatos ameaçam impedir a saída dos veículos de nossa garagem. Neste caso, as empresas priorizarão a segurança dos usuários e de seus profissionais rodoviários.
Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente
Diário vai atualizar sobre a greve desde às 4h desta sexta
Diário monta cobertura especial da greve desta sexta-feira, com atualizações a qualquer momento a partir das 4h da madrugada
21h09 – O principal foco da cobertura especial será a largada dos ônibus na garagem da Empresa Viamão, no Centro. Sindicalistas e grevistas prometem montar ali um piquete e falam em impedir que os veículos deixem o pátio pela manhã, o que definiria uma maior adesão ao movimento da paralisação nacional, mesmo que forçado.
Sem ônibus, poucos trabalhadores terão como ir até o serviço nesta sexta.
As informações que circulam pelas redes sociais de que haverá depredações de ônibus, motoqueiros com pregos e miguelitos para furar pneus e impedir a circulação dos coletivos não tem qualquer confirmação. Não é impossível que atos isolados aconteçam, porém.
A Empresa Viamão emitiu nesta quinta pela manhã uma nota à imprensa em que reafirma o compromisso de mandar seus ônibus às ruas, mas que priorizará a segurança de funcionários, colaboradores e passageiros – já prevendo eventuais manifestações e bloqueios na saída da garagem.
Novas notícias a qualquer momento.