Uma verdadeira constelação de nomes que fizeram e fazem parte da história do automobilismo estará reunida no mais tradicional circuito gaúcho para comemorar mais um aniversário do Autódromo de Tarumã. As atividades estão acontecendo nesta terça-feira (08) com uma competição amistosa na pista de Kart.
A desafiadora pista de 3.016 metros, que tanto acolheu esses grandes talentos do passado, também estará aberta para os pilotos que desejarem andar em ritmo moderado, ficando disponível para o público em geral. O evento é organizado pela Confraria dos Pilotos Jurássicos. A entidade foi criada em 2001, com sede em Porto Alegre, e tem como coordenador o ex-piloto Roberto Giordani.
— Estamos muito felizes, pois todos que estão aqui hoje para esta celebração estiveram em 1970, inaugurando as pistas do autódromo. Mesmo a entidade não sendo daqui, temos uma ligação histórica com Tarumã — diz Giordani.
Para quem quiser participar da cerimônia, a partir das 20h30, será servido um jantar no Restaurante Tala Larga. O valor será R$ 25 por pessoa.
A PRIMEIRA PROVA
A primeira prova realizada no autódromo, em 8 de novembro de 1970, foi a Prova Antonio Pegoraro, para carros de até 1300 cc, batizada em homenagem a um dos líderes do projeto. O Rio Grande do Sul era o único estado que tinha esta categoria, geralmente dominada pelos Corcel. E foi exatamente um Ford Corcel que teve a honra de ganhar a primeira prova no autódromo, pilotado po Decio Michel. Diversos VW 1300 e até mesmo alguns DKW disputaram a prova, sendo que o melhor colocado destes foi o de Francisco Feoli, que mais tarde viria a se destacar na Formula Ford e Formula 2 Brasil.
VOCÊ SABIA QUE…
– A pista de Tarumã tem uma extensão total de 3.016 metros, com 11 curvas, de altíssima, média e baixa velocidades, e um cotovelo em descida, a chamada "Curva do Tala-larga", que exige grande perícia dos pilotos. A principal característica do circuito é a velocidade, sendo o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são um grande desafio para os pilotos.
– O circuito foi o primeiro a ser totalmente asfaltado no estado do Rio Grande do Sul e sediou corridas das principais categorias do automobilismo brasileiro nas últimas quatro décadas, como os campeonatos brasileiros de Fórmula Truck, Stock Car, Fórmula Renault, Pick Up Racing, entre outros.
– O Autódromo Internacional de Tarumã, o Autódromo Internacional de Curitiba e o Velopark, são os únicos autódromos privados do Brasil.
– O maior vencedor do tradicional ‘12 Horas de Tarumã’, que acontece em dezembro, foi o piloto Vitor Hugo Ribeiro de Castro.