Autódromo de Tarumã completa 46 anos de história

Jantar comemorativo dos 46 anos de Tarumã é hoje às 20h30 / foto: Marcelo Matusiak

Uma verdadeira constelação de nomes que fizeram e fazem parte da história do automobilismo estará reunida no mais tradicional circuito gaúcho para comemorar mais um aniversário do Autódromo de Tarumã. As atividades estão acontecendo nesta terça-feira (08) com uma competição amistosa na pista de Kart.

A desafiadora pista de 3.016 metros, que tanto acolheu esses grandes talentos do passado, também estará aberta para os pilotos que desejarem andar em ritmo moderado, ficando disponível para o público em geral. O evento é organizado pela Confraria dos Pilotos Jurássicos. A entidade foi criada em 2001, com sede em Porto Alegre, e tem como coordenador o ex-piloto Roberto Giordani.

— Estamos muito felizes, pois todos que estão aqui hoje para esta celebração estiveram em 1970, inaugurando as pistas do autódromo. Mesmo a entidade não sendo daqui, temos uma ligação histórica com Tarumã — diz Giordani.

Para quem quiser participar da cerimônia, a partir das 20h30, será servido um jantar no Restaurante Tala Larga. O valor será R$ 25 por pessoa.

A PRIMEIRA PROVA

A primeira prova realizada no autódromo, em 8 de novembro de 1970, foi a Prova Antonio Pegoraro, para carros de até 1300 cc, batizada em homenagem a um dos líderes do projeto. O Rio Grande do Sul era o único estado que tinha esta categoria, geralmente dominada pelos Corcel. E foi exatamente um Ford Corcel que teve a honra de ganhar a primeira prova no autódromo, pilotado po Decio Michel. Diversos VW 1300 e até mesmo alguns DKW disputaram a prova, sendo que o melhor colocado destes foi o de Francisco Feoli, que mais tarde viria a se destacar na Formula Ford e Formula 2 Brasil.

VOCÊ SABIA QUE…

– A pista de Tarumã tem uma extensão total de 3.016 metros, com 11 curvas, de altíssima, média e baixa velocidades, e um cotovelo em descida, a chamada "Curva do Tala-larga", que exige grande perícia dos pilotos. A principal característica do circuito é a velocidade, sendo o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são um grande desafio para os pilotos.

– O circuito foi o primeiro a ser totalmente asfaltado no estado do Rio Grande do Sul e sediou corridas das principais categorias do automobilismo brasileiro nas últimas quatro décadas, como os campeonatos brasileiros de Fórmula Truck, Stock Car, Fórmula Renault, Pick Up Racing, entre outros.

– O Autódromo Internacional de Tarumã, o Autódromo Internacional de Curitiba e o Velopark, são os únicos autódromos privados do Brasil.

– O maior vencedor do tradicional ‘12 Horas de Tarumã’, que acontece em dezembro, foi o piloto Vitor Hugo Ribeiro de Castro.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook