Bonatto debate combate à corrupção em encontro com parlamentar tucano: lei aprovada e troca de experiências

A administração pública de Viamão foi sacudida em 2020 por duas grandes operaçõs policiais – Capital e Pegada –, que apontaram indícios graves de atos de corrupção na Prefeitura de Viamão. Até o momento o ex-prefeito André Pacheco já acumula oito indiciamentos feitos pelo Ministério Púiblico.

Justamente uma das leis aprovadas na Câmara, no pacotaço enviado pelo prefeito Bonatto no mês de janeiro, foi a da regulamentação da lei federal anticorrupção. De acordo com o Executivo, o ato municipal era necessário para que os efeitos da lei, como por exemplo, a abertura de processos administrativos contra empresas que lesam o erário, sejam colocados em prática. Uma comissão formada por secretários e servidores do quadro da Prefeitura está responsável por tirar do papel todas as possibilidades da lei municipal anticorrupção.

A capital gaúcha tem a lei aprovada. O projeto foi criado a partir da experiência de Ramiro Rosário (PSDB) no comando da secretaria de Serviços Urbanos.

A partir da boa gestão dos contratos e das melhorias na fiscalização, pudemos contratar melhor e evitar que empresas corruptas seguissem sugando o dinheiro dos pagadores de impostos de Porto Alegre”, e através do pacote contra corrupção temos a oportunidade de fazer isso em outros municípios – defende Ramiro.

E o autor da Lei esteve em Viamão trocando experiências com a procuradora-Geral, Maira Marques, o secretário Geral Rafael Bortoletti, o diretor do Controle Interno Fernando Jacques e o chefe de Gabinete do Prefeito Vinicius Santos. No encontro desta quinta-feira (4), o vereador tucano da Capital falou sobre a proposta e comentou o fato de Viamão ter sido palco de diversos escândalos de corrupção envolvendo órgãos da administração pública nos últimos anos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook