Gabinete de Crise atualiza informações sobre a pandemia no Brasil
O Brasil atingiu nesta quarta-feira (1º) 6.836 casos confirmados de coronavírus. De acordo com as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país até as 16h, o número de óbitos aumentou de 201 para 242 em 24h.
“Não haverá subnotificação de casos. Todos os pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave têm amostras coletadas e enviadas aos laboratórios. Já os pacientes que chegam a óbito nas primeiras horas de internação, não terão o diagnóstico para coronavírus concluído, devido à falta de tempo. Mas isso não significa que o caso não será diagnosticado depois, a partir do material coletado e enviado ao laboratório”, explicou o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.
Números atualizados
Para manter a população informada a respeito dos casos e óbitos, o Ministério da Saúde atualiza diariamente os dados na plataforma de dados do coronavírus. O painel traz as informações e permite uma análise do comportamento do vírus com o passar do tempo, além de um gráfico de dados acumulados apontando a curva epidêmica da doença.
A plataforma está disponível para livre acesso no endereço: covid.saude.gov.br
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, explicou que, na próxima semana, o ministério anunciará uma parceria com a Fiocruz para ampliar a produção de testes para o coronavírus no Brasil. Segundo ele, atualmente, a Fiocruz tem capacidade para produzir 4 mil testes por dia. Além disso, os laboratórios centrais de cada estado conseguem fazer uma média de 100 testes por dia, o que daria, em todo o país, 2,7 mil testes/dia. “Isso nos dá uma capacidade média de 6 mil testes por dia, mas nós precisamos atingir de 30 a 50 mil testes para poder colocar as pessoas de volta nas ruas. Foi assim que foi feito na Alemanha, na Coreia e está começando a ser feito nos Estados Unidos”, afirmou.
Wanderson adiantou que, na semana próxima semana, a pasta vai anunciar parceria com a maior rede de fármacos da América Latina para produzir um maior volume de testes.
Desde o dia 26 de fevereiro, quando foi confirmado o primeiro caso no Brasil, o Ministério da Saúde realiza ações importantes para melhorar a capacidade de resposta do país diante da pandemia. Dentre elas, a aquisição, por meio de compra e doações de 22,9 milhões de testes que estão sendo distribuídos para diagnosticar a Covid-19. Além disso, liberou cerca de R$ 1 bilhão aos estados e municípios para fortalecimento das ações locais no combate ao coronavírus.
LEIA TAMBÉM
Entidades se posicionam sobre os protestos programados por comerciantes para a próxima semana
Justiça derruba decisão de Bolsonaro e decreta fechamento de igrejas e lotéricas
Prefeito decreta estado de calamidade pública em Viamão
Entidades se posicionam sobre os protestos programados por comerciantes para a próxima semana
Primeiro caso de coronovírus em Viamão é confirmado
Viamão decreta situação de calamidade pública e apresenta medidas para o transporte
Decreto fecha comércio em Viamão - a partir de agora, somente serviços essenciais podem operar
Um remédio amargo para a saúde do comércio de Viamão
O cavalo de Tróia que atravanca o gabinete do Russinho na pior crise da saúde da história de Viamão






