O Centro da Juventude – que deve atender cerca de 600 pessoas e tem por objetivo reduzir os índices de criminalidade – caminha para se tornar realidade em Viamão. Segundo a Secretaria da Justiça e de Direitos Humanos do Estado, está em andamento o processo de licitação para contratação de empresa que fará o projeto executivo de reforma do prédio que irá abrigar o projeto. O objetivo é aproveitar parte das instalações da Escola Estadual Ana Jobim, na parada 36.
O projeto do Centro da Juventude faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com a proposta de ampliar a oferta de serviços socioeducacionais, formação profissional, esportes, promoção de valores e cultura de paz. Será um espaço público onde haverá também ações para promover inclusão social.
Ao todo, no Estado, serão implantados seis Centros de Juventude e três Unidades da Fase. Dos seis Centros de Juventude, quatro serão implantados em Porto Alegre, outro em Alvorada e um em Viamão. Das três unidades da Fase uma será construída em Osório, outra em Santa Cruz do Sul e outra em Viamão.
Novo espaço para a Brigada Militar
Além disso, está em andamento a realização de um estudo de sondagem do solo para a construção da unidade da Brigada Militar (18º BPM)– um prédio de quatro pavimentos que ficará entre a UPA 24h e a igreja, também na parada 36.
Unidade da FASE
A unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) será construída atrás da escola, no terreno que já abrigou menores na época da extinta “FEBEM”. Para a construção da unidade da Fase está em andamento o processo de licitação do projeto executivo da obra.





