Existe uma questão pairando no ar: Até que ponto os políticos são capazes de usar os resultados da Copa do Mundo a seu favor? Posso falar de minhas experiências passadas, nas quais começam com:
Primeiro capítulo: 1970 em pleno governo militar vivemos o clima dos “90 milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção” onde conquistamos a posse definitiva da Taça Jules Rimet (roubada alguns anos depois) com o tri campeonato no México e o País teve a exaltação nacionalista, enquanto os torturadores faziam sucesso (recomendo que procurem ver o filme “Prá frente Brasil estrelado pelo Reginaldo Farias).
Segundo Capítulo: copa de 2010 onde um Governo já corrompido promovia a ascensão do Brasil a País sede da copa seguinte e tentava no futebol encontrar respaldo para manobras eleitoreiras, não que isto não tenha acontecido em 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006, mas era evidente o uso da copa como motivação política em 2010. Viva o Brasil, sede da próxima copa e dos Jogos Olímpicos. Iniciou-se o maior ciclo de corrupção na construção de estádios, no qual até um time (o do Presidente) ganhou seu estádio. Ali tivemos o desfecho com a realização da copa e, graças a uma goleada notável contra os alemães, não houve maiores dividendos políticos, mesmo assim reelegemos a batuta da corrupção e do desvio de recursos.
Terceiro Capítulo – copa de 2018 que é o nosso hoje, novamente em ano de eleição, porém, vivemos outra realidade, onde a lava a jato produziu o desmascaramento de grandes corruptos e grandes assaltos ao erário público e a copa não pode ser usada como disfarce de nada. O único problema é tentar livrar o Lula, no meio da muvuca da copa, dentro do STF, para que ninguém perceba que ladrão famoso tem outro tratamento.
Esta Copa vai deixar marcado que não somos massa de manobra, pois a resposta ao processo de limpeza em andamento virá nas urnas, não elegendo ninguém que tenha o rabo preso e tirando de cena todos estes bandidos.
Vamos torcer pela seleção de alma lavada, pois não estamos defendendo ideologias, apenas torcendo por nossos representantes em nível mundial e rezar pra que não libertem bandidos em um tribunal moralmente falido e sem representantes da verdadeira justiça.
SALVE A SELEÇÃO!