Um mês depois do anúncio do plano para aumentar o número de partos em Viamão, as mudanças ainda estão sendo implantadas pela secretaria da Saúde. Ainda no final deste mês, representantes do Ministério da Saúde vem ao municipio para avaliar o serviço. A Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Michele Galvão, conta qual é o principal objetivo da visita.
— A equipe ficará em Viamão do dia 31 deste mês até o dia 8 de agosto para fazer o monitoramento da Rede Cegonha. Com isso, serão criados indicadores de qualidade da atenção ao parto. Nós iremos capacitar um profissional do município para poder acompanhar esta equipe e apresentar o nosso trabalho. Será muito interesse ter esse retorno até para saber em que aspectos precisamos melhorar — diz Michele.
Michele ressalta ainda que em outubro, acontece a qualificação dos médicos. No final do mês de junho, foi a vez dos enfermeiros da atenção básica. Na ocasião, foram apresentadas as novas normativas do Protocolo de Pré-Natal do Ministério da Saúde, onde o enfermeiro passa também a prescrever receituário para as gestantes de baixo risco.
O que já está em prática
Michele conta que a captação das gestantes da rede municipal de saúde do município está acontecendo da seguinte forma: a partir do cadastro e triagem das gestantes, as equipes entram em contato com estas mulheres e as convidam para uma consulta rotina no Hospital Viamão. A ação acontece todas as terças-feiras.
— Chegando no local, elas conhecem não apenas o laboratório de atendimento para as gestantes, mas ficam sabendo também como é o funcionamento do hospital onde elas irão ganhar os seus filhos, quem são os profissionais que estarão com ela na hora do parto. Isso é uma forma de elas ficarem mais seguras em optar por terem os seus bebês na cidade.
Como o Diário divulgou, a primeira visita aconteceu no início do mês junho e contou com a presença do prefeito, André Pacheco.
A importância de fazer o pré-natal na sua cidade
A médica ginecologista da UBS Orieta, Márcia Ruschel Meine, que atende há 18 anos no local, diz que a melhor opção para a mulher é ter os seus filhos na região onde vive.
— Todas as informações sobre a paciente ficam disponíveis no sistema. É mais fácil detectar problemas, se comunicar com o hospital de referência, o que não acontece se a gestante vai para outro município.
Saiba mais sobre o Pra Nascer Viamão:
– O município firmou acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e com o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão (HCV), em 18 de abril deste ano;
– A gestante que realizar a primeira consulta pré-natal na unidade de saúde, vai receber na sua Carteira de Gestante um carimbo que sinaliza sua referência ao HCV para parto;
– Semanalmente, são enviados relatórios sobre os atendimentos a gestantes que foram realizados no Hospital para que a rede municipal de saúde possa identificar e acompanhar o pré-natal das gestantes, bem como dos partos realizados para que a SMS marque a primeira consulta da mamãe e bebê na unidade de saúde mais próxima de sua residência.