Muita alegria e brincadeiras marcaram as festas do Dia da Criança nas unidades básicas de saúde da Augusta Marina e da Augusta Meneguine.
Os eventos aconteceram na segunda e terça desta semana (10-11/10), organizados pela equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e da Estratégia de Saúde de Família (ESF) das unidades de saúde das duas comunidades, com apoio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social.
As atividades reuniram crianças para momentos de diversão, interação e socialização das famílias. A festa teve pipoca, cachorro quente, suco, brechó comunitário, pintura no rosto, oficina de esportes, teatro que evidenciou a importância de ter educação, como não jogar lixo no chão.
Para o enfermeiro da UBS Augusta Meneguine, Márcio Pereira, foi muito importante o projeto.
— As crianças aproveitam a festa dedicada para elas, tornando o Dia da Criança uma data especial. Elas se sentem valorizadas e isso é ótimo para a formação delas — concluiu Pereira.
MAIS DO PIM
O programa Primeira Infância Melhor (PIM) faz parte do grupo de Políticas Públicas Integradas (secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social) e está ancorado na Secretaria Municipal da Saúde.
O programa atende crianças de zero a cinco anos e gestantes, com o objetivo de orientar e estimular a criança em seu desenvolvimento integral, a partir de sua cultura e suas vivências tendo como unidade central o cuidado à família.
As estimulações são feitas através de jogos e brincadeiras, totalmente com materiais recicláveis.
Atualmente o PIM conta com 32 visitadores e atende cerca de 180 crianças em duas regiões de Viamão.
Integração é a palavra que melhor define o PIM, afinal visitadores e agentes comunitários de saúde compartilham cuidado e atenção com as famílias atendidas.