O CTG Armada Grande, de Viamão, será o único representante do município no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha 2016 (Enart), um dos mais importantes eventos culturais do movimento tradicionalista, que acontece em novembro, em Santa Cruz. Esta é a primeira vez que eles estão participando e irão concorrer na categoria ‘Danças Tradicionais – Força A’.
— É a primeira vez que o grupo consegue essa vitória e a primeira vez que Viamão será representado. Já faz muito tempo que estamos tentando a vaga para Santa Cruz. O grupo passou por duas eliminatórias. A primeira foi a Regional, que aconteceu no Clube Professor Gaúcho e, a segunda, foi a Inter-regional, que se realizou na cidade de Venâncio Aires. Lá, são sorteadas três das 18 danças que são ensaiadas e que pertencem ao manual de danças tradicionais MTG — conta a coordenadora do grupo, Patricia Ribeiro.
Para trazer o título inédito para o município, a preparação é intensa e conta com ensaios, dinâmicas e palestras. O vencedor do Enart, além do reconhecimento nacional e internacional, leva o troféu de campeão para a sua cidade. O sorteio da ordem de apresentação da grande final será divulgado no próximo dia 25.
— Nossos ensaios acontecem todas as sextas e domingos e, muitas vezes, em dias de semana também. Na última semana da etapa Inter-regional, o grupo ensaiou todos os dias. A coreografia apresentada será o ‘Pericon’, e é inspirada em como eram dançados os bailes de antigamente, os famosos bailes campestres — revela Patrícia.
Os instrutores, responsáveis pela coreografia, são Marcelo Viegas e Emerson Ribeiro.
O CTG Armada fica grande fica na parada 68 do Passo do Vigário. Foi fundado em 1972 pelo tradicionalista Valter Gonçalves. A atual patroa do CTG é Maria Aparecida Machado.
SOBRE O EVENTO
ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) é um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina. É um evento tradicionalista gaúcho. Promovido pelo MTG, é realizado anualmente em três etapas. As regionais, as inter-regionais, e a final. Envolve competidores de todo o estado, e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, e mais de 60 mil espectadores na fase na final. É de extrema importância para o Rio Grande do Sul, pois é o maior evento tradicionalista gaúcho do mundo, segundo fontes ligadas ao MTG.
ENTENDA AS FASES
O ENART é realizado em três etapas: regionais, inter-regionais e a final, da seguinte forma:
Regional: Nesta etapa, onde pode ou não ser realizado um concurso (vária entre as regiões), classificam-se, sete competidores de cada modalidade para a próxima fase.
Inter-regional: É a etapa, onde em grupos de regiões, classificam-se, oito ou nove competidores (dependendo da Inter), para a fase Final. Recentemente, ocorreu algumas alterações no regulamento, e hoje são realizadas três inter-regionais, envolvendo todas as 30 Regiões Tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul.
Final: A fase final, e mais importante, é realizada todo o ano no 3º final de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul, onde os classificados das inter-regionais competem com concorrentes de todo o estado, elegendo assim, os "Campeões Estaduais". Em algumas modalidades, como Danças Tradicionais, existe mais de uma fase, que ocorre no 3º dia da fase final, chamada de ‘finalíssima’, onde um certo número de competidores é selecionado para se reapresentar, na qual, são conhecidos, como os 20, por exemplo na modalidade Danças Tradicionais.