Daer autoriza faixa exclusiva para ônibus na RS 040

Quem começa a trabalhar cedinho na capital sabe que é preciso muita paciência do motorista para fazer a travessia até o lado de lá. O curto trajeto entre Viamão-Porto Alegre que pode ser feito em minutos em horário de pico é, não raras vezes, feito em horas. A falta de investimentos em obras de mobilidade urbana, como a duplicação do caminho do meio, por exemplo aliado ao aumento desenfreado de veículos são as principais responsáveis pala situação (a frota de veículos no Rio Grande do Sul cresceu 14 vezes mais que a população nos  últimos anos).

Para tentar amenizar o problema de quem precisa se deslocar para Porto Alegre em horário de pico o vereador Jessé Sangalli, eleito com o projeto de prolongar a Ipiranga até Viamão, enviou um ofício para a prefeitura de Viamão solicitando que seja organizada uma faixa exclusiva para ônibus na RS 040, assim como já foi feito em Porto Alegre graças a um protocolo semelhante enviado pela Associação de Moradores do Jardim Universitário, entidade que Jessé é presidente.  A prefeitura solicitou ao Daer autorização para realizar a obra com equipe e recursos próprios e esta semana recebeu a resposta positiva.

Serão cerca de 3km de faixa azul, exclusiva para ônibus, entre a entrada do Parque Sant’Hilaire e o início da faixa exclusiva da av. Bento Gonçalves, já em Porto Alegre. A nova faixa será utilizada das 6h às 9h de segunda a sexta e a expectativa é que o tempo de deslocamento seja reduzido entre 18 e 25 minutos.

– O acostamento da RS 040 é um espaço subutilizado e é justamente este espaço, com as devidas adaptações nos trechos de interseções, vai permitir que o transporte coletivo seja privilegiado beneficiando trabalhadores e estudantes que se deslocam a Porto Alegre – diz Jessé em um vídeo publicado no Facebook.

A proposta segue agora para a Câmara de Vereadores e precisa aguardar no mínimo três sessões para ser votada. 

UMA INICIATIVA COM, NO MÍNIMO, QUATRO PAIS

Após a publicação desta matéria, fomos procurados pela Associação Brasileira dos Usuários de  Ruas, Estradas e Rodovias – ABUR. A entidade, que tem como dirigentes em Viamão figuras como Sandro Faleiro, o ex-prefeito Ridi e o ex-vereador Serginho Kumpfer, se reuniu com o DAER no início de dezembro do ano passado justamente para solicitar a mesma demanda: uma faixa exclusiva para ônibus na 040.

O vereador, e líder da oposição, Guto Lopes (PSOL) também procurou o Diário para lembrar que seu gabinete encaminhou à Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, projeto para construção de corredores de ônibus e ciclovias na 040. A comissão é presidida pelo deputado Pedro Ruas, também do PSOL de Guto.

Ironicamente a redação foi procurada também por uma das fundadoras do movimento "Eu não quero o prolongamento da Ipiranga até Viamao" que faz um contraponto ao projeto do vereador Jesse. Segundo Luciana Machado, o movimento protocolou em 2014 um pedido para a demarcação da faixa exclusiva. 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook