Deputado Adão Pretto Filho leva carta aberta a comitiva de Senadores e faz apelo: interrompam o “Pacote da Destruição”

O deputado estadual Adão Pretto Filho (PT-RS) esteve junto com uma comissão de senadores que visitou o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23). A comissão externa formada por oito senadores de diferentes estados veio acompanhar os efeitos da catástrofe climática que atinge o estado desde o início de maio e já deixou 163 vítimas fatais, além de um rastro de destruição e milhares de desabrigados.

Ao coordenador da comissão, Adão Pretto entregou uma carta aberta ao Congresso Nacional, na qual pede a retirada urgente do chamado “Pacote da Destruição”, que trata-se de uma série de projetos de lei e PECs que trazem alto risco ao meio ambiente e avançam de forma acelerada na Câmara e no Senado.

Essas propostas foram analisadas por 107 especialistas e entidades ligadas à área ambiental, que alertaram para o poder devastador que terão caso sejam aprovadas e virem leis federais. Dentre esses projetos, estão o PL 2374/2020, que anistia desmatadores, bem como os PLs 1282/2019 e 2168/2021, que permitem a derrubada de vegetação nativa para a construção de sistemas de irrigação. Também tramita o PL 3334/2023, que tem por objetivo reduzir de 80% para 50% a reserva legal na Amazônia.

A carta foi redigida a várias mãos, com participação dos movimentos sociais, como o MST, que é apontado como um exemplo de como produzir alimentos de forma sustentável, sem ferir o meio-ambiente, fortalecendo as reservas ambientas e cultivando produtos livres de agrotóxico.

O senador Paulo Paim recebeu o documento e afirmou que o lerá para os colegas, em Brasília.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

O Farol

Indicava um lugar para orientar os navios. Um espaço no meio da praia.E muitas vezes na lembrança dos visitantes.Era quase quê como uma tela pintada por algum artista plástico sensível

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook