Divulgados os indicados para o “Prêmio Açorianos de Teatro e Circo” pela Prefeitura de Porto Alegre. “Grupo Teatral Leva Eu”, de Viamão, concorre em oito categorias

Parte do "Grupo Teatral Leva Eu", dirigido por Igor Ramos. Fotos: Diogo Vaz/Divulgação

Atualmente o grupo tem três peças em circulação, e as indicações foram para montagem “Negreiros – Histórias que a história não conta”. Diretor do “Leva Eu” diz que a premiação é o “Oscar” do teatro gaúcho

O “Grupo Teatral Leva Eu”, de Viamão, está concorrendo ao “Oscar” do teatro estadual, o Prêmio Açorianos, organizado pela secretaria municipal de Cultura de Porto Alegre. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de entrega dos troféus, no próximo dia 27 de março, a partir das 20h no Teatro de Câmara Túlio Piva, na capital, com entrada franca. A premiação anual tem a finalidade de destacar e incentivar a atividade teatral e circense, valorizando os profissionais que desenvolvem os seus trabalhos de artes cênicas na capital gaúcha. Serão premiadas 14 categorias, entre elas melhor espetáculo, ator, atriz, trilha sonora e direção, entre outras.

Fundado há 25 anos pelo ator e diretor Igor Ramos, o “Leva Eu”, que tem sua sede na altura da parada 47, tem 12 artistas envolvidos diretamente nos três espetáculos que estão circulando e, indiretamente, mais 10 colaboradores que são chamados para realizarem ações pontuais com o grupo. “Temos, fora da cena, um dramaturgo, um cenógrafo, uma figurinista, uma musicista e um intérprete de libras”, conta Igor, explicando que as “ações pontuais” a que se refere são “eventos que produzimos, como oficinas e palestras, cursos de formação, entre outras. Fazemos temporadas em teatros, e circulações através de editais”, acrescenta, destacando que os editais são públicos ou privados para circulação de um espetáculo ou ocupação de teatro, em Porto Alegre.

Quanto à possibilidade de ganhar um “Açorianos”, Igor – que tem graduação em Produção de Espetáculos Cênicos, é Especialista em Artes Cênicas e Mestre em Artes Cênicas – diz que “passa um filme na cabeça! São 25 anos de muito trabalho e estudo para viver da arte. Só de ter recebido estas indicações eu, particularmente, já me sinto premiado. Para nós significa o amadurecimento do grupo, a relevância deste trabalho que fazemos e a oportunidade de estarmos figurando entre os melhores grupos de teatro do Estado”. Igor conta que nestas duas décadas e meia de o “Leva Eu” acumula cerca de 50 prêmios. “Temos na nossa sede um acervo técnico com material de som e luz, uma mini biblioteca, acervo de figurinos e uma parede com os troféus e prêmios conquistados, expostos”, completa.

As peças em circulação

  • O Musical infantil “Os Saltimbancos – Em busca da liberdade”
  • O espetáculo Infantil “Ju e Ju descobrindo os R’s”
  • “Negreiros – Histórias que a história não conta”

As indicações

  • Melhor Ator: Juliano Felix
  • Melhor Direção: Igor Ramos
  • Melhor Dramaturgia: Diego Ferreira
  • Melhor Cenografia: Rodrigo Shalako
  • Melhor Figurino: Laura Bauermann
  • Melhor Trilha Sonora: Cigarra
  • Melhor Produção: Juliana Johann / Grupo Teatral Leva Eu
  • Melhor Espetáculo de Teatro 2024

Nas redes sociais

O diretor do “Grupo Teatral Leva Eu”, Igor Ramos, escreveu nas redes sociais:

Contar as narrativas que foram invisibilizadas por tanto tempo em nosso país é de uma responsabilidade imensa.

Ao longo do processo de montagem de Negreiros, a construção dramatúrgica entre o histórico, o documental e a ficção foram se entrelaçando e criando uma voz coletiva que ecoa através dos movimentos do ator e do intérprete, das canções e toques de tambor, da visualidade dos elementos que estão em cena.

Criou-se, aos olhos de uma direção atenta, um espetáculo que celebra a ancestralidade do povo preto, com suas dores e lutas, mas principalmente, sua potência e pretagonismo.Que alegria é ter essa construção coletivo reconhecida através das indicações do Prêmio Açorianos de Teatro Adulto. Um prêmio do teatro gaúcho, que destaca e incentiva as produções locais e as guarda na memória cultural do estado.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook