É guerra total contra a dengue! Exército entra na luta e município amplia medidas de combater ao Aedes. Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde também ajudam Viamão

Militares do Exército Brasileiro vão montar Hospital de Campanha em Viamão. Foto: Divulgação/PMV

Hospital de Campanha começa a ser montado agora à tarde junto à UPAS 24 Horas e deve estar pronto até a próxima sexta. Local terá 20 leitos para internação de pacientes da dengue. Município começou a semana com 1.081 casos confirmados e outros 722 em investigação

A secretária municipal de Saúde, Michele Galvão, usou as redes sociais no final da tarde desta segunda-feira, 31 de março, para anunciar uma série de medidas, ações e determinações tomadas pela Prefeitura de Viamão para intensificar e ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com o Painel de Casos de Dengue RS, da Secretaria Estadual da Saúde, o município fechou a segunda com 1.081 casos confirmados da doença, de um total de 2.137 notificações de suspeições. De acordo com Michele, o número já é superior ao total de casos de todo o ano de 2024. Até o final de março do ano passado eram 293 situações confirmadas no município.

“Na semana passado o prefeito declarou Situação de Emergência em Saúde Pública porque os casos estavam aumentando exponencialmente, pois o que era uma situação de surto localizado na região da Augusta, Jari e Cecília, virou uma epidemia. E hoje a gente tem casos de dengue em todo o município de Viamão”, disse a secretária. A partir da providência foi solicitado apoio ao Exército Brasileiro para auxiliar com equipes atuando no território e com a montagem de um hospital de campanha, trabalho que inicia nesta terça para ficar pronto até sexta-feira, dia 4 de abril.

Equipes da Secretaria Estadual da Saúde e agentes de endemias do município vão fazer o treinamento da equipe do Exército, em São Leopoldo, também a partir de hoje. Parte do efetivo vai ser treinada para auxiliar na pulverização com máquina costal, 10 homens, e 20 outros vão auxiliar os agentes comunitários e de endemias no trabalho dentro do território. “Outra medida que nós tomamos hoje (segunda-feira) foi a convocação de todos os agentes comunitários de saúde, direcionando o trabalho deles para o combate à dengue. Para trabalharem exclusivamente nesta atividade por 60 dias”, anunciou Michele.

Estes agentes serão distribuídos em equipes para atuar em toda a cidade, já que os caso da doença estão espalhados por Viamão, mas o maior efetivo será concentrado na região da Augusta, Jari e Cecília, onde a incidência da doença é maior e mais preocupante. “Outra medida importante que está sendo tomada é a ampliação da UBV Veicular, que é o carro da Secretaria Estadual da Saúde que vem para o município. Serão quatro veículos que ficarão nos próximos 15 dias em tempo integral em Viamão para a aplicação do inseticida em diversos pontos da cidade”, disse ela.

A expectativa da secretária é que, com esta série de medidas possa ser reduzida a proliferação  do vetor, que é o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Queremos diminuir a multiplicação destes mosquitos”, disse Michele. A primeira ação com métodos associados inicia na quinta-feira pela manhã pela região na Augusta Meneguine, com militares e equipes civis de agentes de saúde do município. O trabalho só não começa antes, de acordo com a secretária, devido à previsão de chuvas ara esta terça e para amanhã, quarta. “A gente não pode pulverizar com chuva, por que o inseticida dilui com a água e não tem a ação esperada”, explicou.

A unidade básica de saúde do bairro Augusta Meneguine está aberta diariamente das 8h às 20h, com pronto atendimento para quem está com os sintomas da doença, serviço que vai ser ampliado também para a unidade da Santa Isabel. A intenção é evitar que todas as pessoas com sintomas de dengue procurem a UPA ou o Hospital Viamão, sobrecarregados pela alta demanda. “As equipes de todas as unidades de saúde têm treinamento e capacitação para atender quem está com sintomas. Em todas se faz a coleta de hemograma se for necessário, a hidratação com soro fisiológico, de forma endovenosa se houver necessidade, e é feito o encaminhamento e procedimentos exigidos. Em caso de agravamento de alguma situação é recorrido ao suporte da UPA”, esclareceu.

  • O apelo

“Todas as pessoas que sentirem os sintomas da dengue procurem primeiro as unidades de saúde, para que a UPA e o Hospital Viamão para os pacientes que estiverem em condições mais graves” – Michele Galvão, secretária municipal da Saúde, de Vamão.

O repelente

É fornecido nas unidades de saúde quando o médico ou enfermeiro suspeita que se trata de caso confirmado e faz a notificação para a Vigilância Sanitária do município, alertando para a suspeição de caso de dengue.

O produto deve ser usado pelas pessoas que estão em situação de possível portador da doença (com o caso em investigação) durante o dia e à noite.

O repelente também tem que ser utilizado por todas as pessoas que moram junto com a pessoa que está em situação de possível portador da dengue, para evitar uma eventual transmissão pelo mosquito Aedes aegypti.

Para saber

  • A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Viamão está com efetivo mobilizado para recolher o lixo descartado de forma irregular nos chamados lixões. Nos últimos 30 dias foram recolhidos mais de 130 caminhões com lixo de descarte irregular.
  • A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde do município para crianças e adolescentes dos 10 a 14 anos, a faixa etária designada como prioritária pelo Ministério da Saúde.
  • Nos bairros Augusta e Santa Isabel, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando a vacinação de crianças e adolescentes em sala de aula, com a finalidade de ampliar a cobertura vacinal e imunizar o maior número possível de pessoas nesta faixa de idade.
  • A decisão tomada com a Secretaria Municipal de Educação ampliou a cobertura vacinal de 20% para 40%. O município ainda tem, entretanto, cerca de 7 mil crianças que precisam ser vacinadas e ainda não procuraram os serviços de saúde.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Caminhante

Seguia feliz com os olhos sempre abertos. Em outras oportunidades até fechava os olhos para não ver as bárbaries do mundo. Que eram muitas. Crianças ,mulheres e idosas eram frequentemente

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook