Eduardo Leite (PSDB) disse na manhã desta quarta-feira ao DV, com exclusividade e pela primeira vez desde a suspensão em maio do leilão do Bloco 1 de concessões pelo governador Ranolfo Vieira Jr. que, reeleito, não instalará praça de pedágio na ERS-118, entre Gravataí e Viamão.
– Construiremos um modelo que não tenha pedágio na 118 – garantiu o candidato ao Palácio Piratini, explicando ter ouvido os apelos das comunidades e lideranças regionais, preocupadas com prejuízos econômicos em cidades com baixo PIB per capita, como Alvorada (o pior desempenho gaúcho, R$ 13,5 mil) e Viamão (490º lugar, com R$ 15,8 mil), além do risco de travar o crescimento do entorno da rodovia como polo logístico; fora a reação contrária das comunidades pela rodovia já ter recebido R$ 400 milhões em investimentos públicos.
O Bloco 1 abrange a Região Metropolitana, Litoral Norte e Hortênsias (Gramado e Canela), em 444,7 quilômetros das rodovias 118, 020, 040, 115, 235, 239, 466 e 474.
O investimento inicial previsto no leilão suspenso era de R$ 4,45 bilhões e projetava 243,6 quilômetros de duplicações, 57,5 quilômetros de terceiras faixas, 218,7 quilômetros de implantação ou adequação de acostamentos e 31 novos viadutos ou pontes.
O custo do pedágio, que seria instalado no Km 22,6 da ERS-118, em ponto de alto fluxo próximo à freeway, era calculado entre R$ 5,54 e R$ 7,39, dependendo da proposta da empresa vencedora.
Uma das alternativas que o ex-governador aponta para duplicar o trecho de 15 quilômetros entre Gravataí e Viamão é a “concessão patrocinada”, com o Governo do Estado bancando a obra, que tem um custo estimado em R$ 110 milhões.
– A concessão é necessária para manutenção das rodovias pelas próximas décadas. Precisa atender ao interesse público, mas também ao privado. Nunca teremos uma unanimidade, mas não vamos prejudicar comunidades onde as pessoas moram e trabalham em outras cidades, e fazem deslocamento curtos, como Alvorada e Viamão – disse.
– O importante é que o governo foi sensível e aberto ao diálogo – disse, defendendo a importância das concessões, apesar do contágio eleitoral do debate, e calculando que novos estudos devem levar entre seis meses e um ano, caso seja reeleito.
Leite confirmou o compromisso do atual governador de seguir, com recursos do Governo do Estado, as obras da elevada de R$ 28 milhões no acesso ao Distrito Industrial de Gravataí.
– É uma obra possível graças à recuperação da capacidade de investimento do Estado, num processo que começou lá no governo Sartori.
Ao fim, o Seguinte: traz neste feriado a notícia do ano para nossa região. Não teremos pedágio. Leite garantiu hoje, assim como o adversário Onyx Lorenzoni já tinha feito em palestra na Acigra, que analisei em Vou fazer igual Bolsonaro no RS, diz Onyx em Gravataí; Dr. Jekyll e Mr. Hyde na Acigra.
Comemoremos. Não é milagre de Nossa Senhora Aparecida. É uma vitória da mobilização da comunidade, rica e pobre, da região.