No dia em que Viamão completa 276 anos uma ótima notícia para a cidade: a UPA 24 horas e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Jobim ganharão novos vizinhos de terreno em 2018. Em março o 18º batalhão de Polícia Militar e no segundo semestre um Centro de Juventudes, um investimento de mais de R$ 25 milhões de reais, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Este foi o anúncio feito na manhã desta quinta-feira, 14, pelo comitiva do Governo do Estado em Viamão, encabeçada pelo governador José Ivo Sartori, a primeira dama e secretaria de desenvolvimento social, trabalho, justiça e direitos humanos, Maria Helena Sartori, o secretário de Justiça Cezar Schirmer e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário do governo federal, Osmar Terra.
O novo centro de juventudes funcionará no prédio já existente do instituto, após passar por reformas. O espaço vai oferecer cursos profissionalizantes, atividades culturais e esportivas que ocupem o tempo dos jovens, evitando o contato com as drogas e o crime. Os planos do governo do Estado é colocar no mesmo espaço uma unidade da Fase (que abriga jovens infratores), corpo de bombeiros, uma agência do Sine e uma unidade da Defesa Civil, transformando o local em um grande centro de serviços à população.
No ano em que a Brigada Militar completa 180 anos, o 18º batalhão da BM que hoje funciona na parada 32 vai ganhar prédio novo. Será um espaço mais moderno, com infra-estrutura adequada para os brigadianos e para receber a população.
— Criar esse espaço na cidade com todo este pensamento sistêmico de segurança pública é muito importante pra gente. Viamão é o município da região metropolitana que possui mais potencial para crescer e se desenvolver, no turismo, ecoturismo, no agronegócio e nas indústrias. Esse investimento é muito bem vindo para nossa cidade —, afirmou André Pacheco. O prefeito de Viamão anunciou ainda que o atual espaço ocupado pela Brigada Militar será destinada a instalação de um pequeno shopping popular, com artesanatos e produtos locais.
Em sua fala Sartori afirmou a importância pessoal que o município tem em sua vida, lembrando do tempo em que estudava no então Seminário Maior de Viamão, e morava na parada 44.