Estância das Oliveiras coloca Viamão no cenário internacional com o seu azeite extravirgem. Produto é um dos cinco mais premiados em ranking mundial

Sede da Estância das Oliveiras, na Estrada Jaconi, Estância Grande, com acesso a partir da RS-118. Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Nutricionista destaca que a premiação dada ao Estância das Oliveiras Blend Exclusivo reforça a excelência do azeite gaúcho e põe o Brasil como um competidor de peso no cenário global

O Brasil ficou em quinto lugar no Evoo World Ranking 2024, classificação criada para promover os azeites extravirgens mais premiados no mundo. E a láurea foi conquistada por uma empresa de Viamão, a Estância das Oliveiras Agroindustrial (com o com o Estância das Oliveiras Blend Exclusivo), que colocou o município – pela primeira vez – entre os cinco países mais premiados na classificação da Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos, Licores e outros (WAWWJ). Na edição passada, o país havia ocupado a sexta posição. Todos os anos é publicada a lista de competições que serão levadas em consideração para o ranking, de livros ou revistas que não são competições internacionais oficiais.

“Essa conquista mostra que o Brasil pode competir de igual para igual com os grandes produtores mundiais e que nossos azeites são referência em qualidade e pureza. Além disso, ajuda a educar o consumidor sobre as diferenças entre azeites convencionais e premium, incentivando escolhas mais saudáveis e valorizando a produção local”, comenta a nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Cesuca, de Cachoeirinha, Carolina Boettge Rosa. “O reconhecimento destaca a excelência do azeite gaúcho e reforça o Brasil como um competidor de peso no cenário global, antes dominado exclusivamente por países mediterrâneos”, afirma.

Em festa

O sócio-diretor da agroindústria, Rafael Goelzer, comemora a premiação lembrando que em 2024 a Estância das Oliveiras recebeu 84 premiações nos mais renomados concursos mundiais de azeites, realizados nos cinco continentes. “Desde o lançamento do nosso primeiro azeite no mercado, em 2019, já acumulamos mais de 180 premiações internacionais. Nosso objetivo com a participação nestes concursos internacionais não é acumularmos medalhas, mas colocar à prova todos os azeites que produzimos, sendo avaliados nos mais renomados e relevantes certames mundiais. Esse prêmio é uma chancela mundial da qualidade do que produzimos”, afirma Goelzer.

Azeite gaúcho

O Rio Grande do Sul vem se consolidando na produção de azeites extravirgens devido a uma combinação de fatores, como condições climáticas favoráveis, investimento em tecnologia e técnicas avançadas de cultivo e extração. O cuidado artesanal em cada etapa do processo garante frescor, sabor e um alto teor de compostos benéficos à saúde, como os antioxidantes e ácidos graxos essenciais. Além disso, segundo a nutricionista, os azeites extravirgens brasileiros têm um diferencial importante: a proximidade entre produção e consumo. Enquanto importados podem levar meses para chegar ao mercado nacional, os produtos gaúchos são consumidos frescos, preservando propriedades nutricionais e sensoriais.

O reconhecimento internacional da Estância das Oliveiras também fortalece a gastronomia brasileira, pois com um produto de alta qualidade e identidade regional, a culinária brasileira ganha mais um ingrediente de prestígio para compor pratos sofisticados e inovadores. “Essa conquista valoriza o azeite como um ingrediente-chave, especialmente quando produzido localmente. Permite que chefs e cozinheiros usem um produto de alta qualidade, com identidade regional, em pratos que vão desde receitas tradicionais até criações mais contemporâneas. Além disso, fortalece a imagem da culinária brasileira como sofisticada e inovadora, capaz de dialogar com as tendências globais”, destaca a nutricionista Carolina Rosa.

Para saber

  • Se 2024 deu um pé direito para a Estância das Oliveiras, o Brasil como um todo também tem motivos para comemorar.
  • No Evoo World Ranking 2024, o país conquistou 328 prêmios em 22 competições internacionais, somando 17.450,50 pontos.
  • Esses números demonstram que o Brasil não é mais um coadjuvante no mercado global de azeites, mas um protagonista em ascensão.
  • A tendência é que o setor continue crescendo, consolidando o país como referência na produção de azeites extravirgens premium.
  • O Estância das Oliveiras Blend Exclusivo, da Estância das Oliveiras, conquistou 19 prêmios em 13 concursos, no ano passado, acumulando 798,50 pontos.
  • O empreendimento pertence à família Goelzer e a produção começou em 2019, mas as pesquisas em olivicultura começaram há cerca de 15 anos.
  • O local também funciona como ponto turístico, com variada programação enogastronômica e atrações musicais além de interação do visitante com a plantação de oliveiras.
  • A colheita das olivas inicia no final deste mês, fevereiro, e se estende até o mês de março.
  • No dia 16 de março a Estância das Oliveira estará aberta às famílias, o das 9h às 19h30min, para a Colheita da Azeitona Grega, Koroneiki, com almoço inspirado na Grécia (incluindo a quebra dos pratos – tradição da cultura da Grécia). Vagas limitadas para membros e seus convidados – basta o titular da reserva estar cadastrado como membro (para se tornar membro, gratuitamente, clique aqui.)
  • Conheça a Estância das Oliveiras no Facebook e no Instagram

Lucídio Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras

Sócio-diretor Rafael Goelzer (E) com a esposa e os três filhos

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook