Pastor do PRB pode ser eleito de novo para presidência em 1º de janeiro. Pode. Com tanta gente na base, a conspiração é um sopro de vento
Xandão Gomes, do PRB, tem tudo para ser o presidente da Câmara em 2017.
Um dos 21 eleitos será.
Xandão, porém, tem uma carta na manga: Dédo Machado, do PDT. Uma carta, não: Xandão tem um Ás de Copas. Dédo é um mais fiéis aliados do governo neste final de ano e costurou a eleição da presidência em todos os anos que teve mandato. Agora, trabalha por Xandão.
A pedra no caminho são os vereadores novatos.
A maioria deles não reconhece os serviços prestados pelos que já estão na Câmara há muito tempo. Acham que as urnas expressaram a necessidade de renovação – e, portanto, preferem dar um "tchau, querida" para eles do que unir-se e eleger Xandão.
Outro nó: a base aliada é muito grande.
Para uns, isso pode não parecer um problema, mas é. Quanto mais vereadores envolvidos em um acordo importante, maior a chance de um deles roer a corda.
A base tem 16 vereadores na pior das hipóteses – e, para comprometer a eleição da presidência, precisaria perder seis votos e a oposição unificar todos os dela com os dissidentes. Mas já aconteceu antes.
Até o dia 1º, pelo menos um encontro entre o Natal e o Ano Novo está sendo programado para selar o acordo que, por enquanto, está alinhavado só nas andanças de Dédo Machado. Mas reparem bem: ele corre.
LEIA MAIS:
HOUSE OF CARDS VIAMÃO – Acordo dá presidência à Xandão, PSB, PSD ou PP e PSDB
HOUSE OF CARDS VIAMÃO – Se a eleição para presidência da Câmara fosse hoje…