Apesar de todos os problemas de saúde que a acompanham desde o nascimento, a história de Giovana é feliz e de muita superação. Sempre sorridente, ela é apenas mais uma criança que gosta de brincar e se divertir. Mas, nos últimos anos, isso está ficando cada vez mais difícil. Ela é diagnosticada com paralisia cerebral e microcefalia e em função das sequelas, precisa fazer uma cirurgia – mais uma de muitas que já fez, até hoje são 14. Desta vez, será uma Osteotomia Femural na perna esquerda com alongamentos dos tendões bilaterais – que vai evitar as fortes dores que ela sente.
A mãe de Giovana, Cristiane dos Santos Moura, 29 anos, vem lutando para realizar o procedimento desde 2012 sem sucesso.
— Nenhum médico queria fazer, por ser complicado e pelo fato de o plano não repassar o valor suficiente para eles. E, por consequência, a situação dela agravou muito e hoje a Gika sente muitas dores e corre risco de perder completamente os movimentos da perna. A cirurgia vai servir para que ela tenha uma qualidade de vida melhor. É isso o que eu quero para ela — explica.
No final deste ano, um médico se sensibilizou com a história da menina e resolveu fazer a cirurgia, porém a mãe de Giovana precisa pagar a anestesia e o plano de saúde não cobre. O procedimento custa dois mil reais. Parte do valor – R$ 1.236 – ela já conseguiu arrecadar com diversas vaquinhas e campanhas nas redes sociais. Porém, ainda faltam R$ 764. Isso mesmo, ela precisa contar cada real. O procedimento já está agendado e vai acontecer na próxima terça-feira (27).
— O pós-cirúrgico dela será complicado, com muitos medicamentos e cuidados especiais. Por isso, o dinheiro que sobrar – se sobrar – irá todo para os cuidados com ela — diz Cristiane, que abdicou de trabalhar para poder cuidar da filha. Elas contam apenas com o auxílio-saúde, no valor de um salário mínimo. Mãe e filha, junto com o marido de Cristiane, vivem no Jardim Lisboa.
Cristiane conta ainda que os problemas de Giovana, de 9 anos, são decorrentes de erro médico na hora do nascimento. A menina não pode andar, se alimenta por sonda e respira com ajuda de aparelhos. Ela também não possui contato com o pai biológico e a família dele, que preferiu se afastar.
— A minha filha é uma benção na minha vida e eu sou muito grata a todos que ajudaram e que ainda vão ajudar. Muito obrigada. Cada real soma, doe o quanto você poder. Tenho certeza que tudo que se planta, colhe. Faça o bem aqui e ele volta ali.
Doação de Sangue
Quem não puder ajudar financeiramente, pode contribuir doando sangue para a cirurgia de Giovana no hemocentro da Santa Casa, em Porto Alegre. As coletas acontecem de segunda a sexta, das 7h30 às 18h e no sábado das 7h30 ao meio dia.
Como contribuir?
Caixa Econômica Federal
Agência: 0959
Operação: 013
Conta: 00012340-0
CPF: 014.053.260-93
Cristiane dos Santos Moura