.
Nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a Fundação Banco do Brasil firmou convênio com a Cooperativa de Trabalhadores Assentados da Região Metropolitana (Cootap) com objetivo de impulsionar a produção agroecológica nas áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O acordo firmado destina R$ 2 milhões para o plantio de hortas na Região Metropolitana de Porto Alegre, com a finalidade de recuperar a produção de alimentos saudáveis e garantir o abastecimento sustentável.
A Cootap será responsável por coordenar a aplicação dos recursos e organizar o uso de quatro kits com tratores para apoiar o plantio nos territórios afetados. Além disso, serão distribuídos 150 kits para cultivo, contribuindo diretamente para a retomada da produção nos assentamentos e comunidades impactadas pela tragédia climática, inclusive de Viamão.
O deputado estadual Adão Pretto Filho destacou a importância da iniciativa, afirmando que o investimento reforça o papel da agricultura familiar e da agroecologia na recuperação do estado. “Não há investimento melhor do que investir na reforma agrária. Investir na agroecologia é fundamental para a produção de alimentos saudáveis”, afirmou.




