Na rede estadual, alunos, professores e servidores de 2.320 escolas também voltam às aulas na segunda. Secretaria de Educação do governo gaúcho não divulgou quantos são os estudantes que retomam as atividades escolares
A secretaria municipal da Educação de Viamão conclui nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, a preparação dos professores que devem retomar as atividades letivas na próxima quinta-feira, dia 13. Chamada de Formação Continuada, a atividade com os educadores iniciou na quarta. De acordo com a titular da pasta, a professora e vereadora licenciada Márcia Culau, o município possui, atualmente, 22 estabelecimentos de Educação Infantil, outros 55 de Ensino Fundamental e o Centro Educacional Municipal para Pessoas com Autismo (CEMPA).
Importante
- A data de reinício das atividades escolares estava prevista opara segunda, dia 10. No final desta quinta, o prefeito Rafael Bortoletti e a secretária da Educação, Márcia Culau, anunciaram o adiamento para o próximo dia 13 devido às altas temperaturas, evitando expor os alunos, especialmente os de menos idade, ao risco de doenças.
Ao todo de acordo com a secretária, são 26.538 estudantes matriculados na rede de ensino de Viamão, sendo que que aproximadamente 1.200 têm atendimento em tempo integral. “Desse total, atendemos aproximadamente 400 alunos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Fundamental”, acrescentou Márcia, informando ainda que “a nossa rede tem, hoje, aproximadamente 1.700 professores em atividade”.
Na preparação para a volta às aulas de 2025, a secretaria teve uma agenda cheia de atividades nos últimos dias. “Essa semana, acolhemos, na segunda-feira, a equipe diretiva das escolas, na terça recebemos os colaboradores da secretaria de Educação e quarta, quinta e sexta estamos em formação continuada com os professores”, contou a secretária Márcia. Nesta formação, são tratadas questões como temáticas sócio-emocionais, inclusão e formas diferentes de explorar o material didático adotado pela rede de ensino.
Uso do celular
Uma questão que vem ganhando as manchetes nacionais nos últimos tempos é a presença do celular em sala de aula, por parte dos estudantes. Tanto que o Congresso Nacional aprovou e o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou, em 15 de janeiro, lei que proíbe que os alunos usem estes equipamentos em aula. A lei ainda depende de regulamentação mas prevê, por exemplo, o uso dos celulares em atividades pedagógicas e com a orientação dos professores.
A secretária da Educação de Viamão, Márcia Culau, disse que concorda com as medidas restritivas como forma de melhorar o processo ensino-aprendizagem. “Concordo muito com essa providência, inclusive no nosso município já tínhamos uma lei, desde o início do ano passado, proibindo o uso dentro de sala de aula, com exceção para uso didático”, disse ela, questionada sobre o tema pela reportagem do Diário de Viamão.
“Atualmente, uma das maiores dificuldades que o professor encontra dentro da sala de aula é a disputa de atenção em relação ao uso do celular de forma indevida e descontrolada! Os alunos de hoje se encontram dependentes dos seus celulares, vivem alienados a tudo e a todos”, disse a secretária. Segundo Márcia a maior dificuldade é em relação aos alunos adolescentes. “Estamos investindo também em psicólogos dentro das escolas para atender as consequências da falta de socialização dos adolescentes devido ao uso direto do celular”, revelou.
O calorão
“No ano passado investimos pesado nos ventiladores de parede e na compra de bebedouros com filtro e água gelada para atender nossos alunos!”
“Vamos reforçar muito a questão da importância de beber muita água, usar roupas leves e estaremos incluindo frutas na merenda escolar.”