O Sextilho da Vereança – O DV está publicando uma série de entrevistas com os 21 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. Seis perguntas, jogo rápido, sem burocracia. O personagem desta reportagem é um suplente que já tem passagem pelo parlamento e experiência no Executivo.
Kiko Venâncio já foi secretário municipal e por duas eleições seguidas ficou na primeira suplência da vereança. Em 2023, herdou a cadeira do vereador cassado Fabrício Ollermann e agora, assume na vaga deixada por William Pereira, chamado para a Secretaria de Agricultura.
1 – Por que decidiu ser vereador?
Cresci e fui criado em vilas, onde ainda moro até hoje. Sempre atuei em projetos comunitários em prol da minha comunidade. Fui incentivado por moradores locais a concorrer a vereador, para poder representar a comunidade, lutar por melhorias e dar voz aos cidadãos. Tenho um compromisso com o povo e a vontade de seguir fazendo a diferença.
2 – Como enxerga Viamão hoje?
Acredito que Viamão está em um bom momento. A cidade está crescendo e tem grande potencial de desenvolvimento, sendo a mais próxima de Porto Alegre com perspectivas de crescimento. Temos muita área para expandir e novos projetos para impulsionar a cidade.
3 – Primeiro projeto a ser apresentado nessa nova legislatura?
Temos projetos em andamento, principalmente na área do empreendedorismo, para a criação de empregos e geração de renda. Já trouxe para Viamão o programa Gaúcho de Microcréditos, que liberou mais de R$ 8 milhões para micro, pequenos empreendedores e produtores rurais, o que tem sido muito importante para a nossa economia local.
4 – Que áreas considera importante que o novo governo deva dar prioridade?
Acredito que o empreendedorismo é uma área fundamental. Atraindo empresas para a cidade, podemos gerar mais empregos, aumentar a renda e, consequentemente, gerar mais recursos para o município. Isso vai impactar positivamente todas as áreas, pois o município terá mais capacidade de investimento.
5 – Quanto à relação da Câmara de Vereadores com a sociedade, como entende que poderia haver mais transparência, mais interação? Como aumentar a credibilidade da Câmara?
A transparência já está presente, com canais de redes sociais e o portal de transparência. O que falta é uma maior participação da população no acompanhamento do trabalho da Câmara, buscando entender as funções dos vereadores e o que é realmente realizado. A interação e credibilidade podem ser aumentadas com mais diálogo e informações claras.
6 – Que legado gostaria de deixar após os quatro anos de mandato?
Gostaria de deixar um legado de trabalho bem feito e de contribuições significativas para o crescimento de nossa cidade, ajudando a transformar Viamão em um lugar melhor para viver e prosperar.