Mapa mostra a extensão da enchente em Viamão; Saiba como acessar

O governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (15/7), a versão pública do Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS), sistema integrado de mapeamento das áreas diretamente atingidas pelo fenômeno meteorológico de abril e maio. Qualquer um que acessar o portal poderá encontrar informações sobre as cidades afetadas – dentre elas, endereços, vias, domicílios, empresas, equipamentos públicos (como escolas e hospitais) prejudicados, bem como a quantidade de pessoas atingidas.

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.

A ferramenta já é utilizada internamente pela administração estadual desde o final de maio. Agora, com a versão pública, qualquer interessado terá acesso às informações, em especial agentes de outros órgãos públicos e dos municípios, que poderão utilizar os dados para simplificar processos e direcionar políticas públicas de forma mais célere e efetiva.

O MUP RS é uma idealização da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio dos Departamentos de Economia e Estatística (DEE) e de Planejamento Governamental (Deplan). A ferramenta foi construída a partir do processamento de imagens de satélite e de análises de topografia e hidrografia e contempla as áreas atingidas por alagamento, inundação, enxurrada e deslizamento.

A partir das manchas encontradas no mapa foram realizados diversos cruzamentos com informações disponíveis em bases como Censo; Cadastro Único; cadastros estaduais como os de Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança; e dados da Receita Estadual. A Defesa Civil dos municípios também contribuiu com a delimitação da área atingida por meio de autodeclarações enviadas ao Estado.

O MUP RS também já inclui dados, fruto do acordo de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, firmado pelo governo do Estado em junho.

O governo do Estado também lançou neste segunda-feira Re-Empreeender RS, programa de apoio financeiro a pequenas empresas e microempreendedores atingidos pelas enchentes do qual fazem parte três iniciativas: o MEI RS Calamidades, o Em Frente RS Pronampe Gaúcho.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

O Farol

Indicava um lugar para orientar os navios. Um espaço no meio da praia.E muitas vezes na lembrança dos visitantes.Era quase quê como uma tela pintada por algum artista plástico sensível

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook