Marcia Culau (PSDB): a educação diz “presente!”, na Câmara

O Sextilho da VereançaO DV está publicando uma série de entrevistas com os 21 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. Seis perguntas, jogo rápido, sem burocracia. O personagem desta reportagem é uma das caras novas no plenário, mas com ampla experiência na vida pública.

As urnas nem sempre costumam premiar os melhores currículos, porque as decisões na hora do voto por vezes são fruto da emoção. Não foi este o caso da professora Marcia Culau, dona de uma formação que inclui mestrado, tendo sido por duas vezes secretária municipal de Educação. Em reconhecimento pelo trabalho realizado na última gestão, foi a candidata que fez votos em mais colégios eleitorais, em 74 dos 75 possíveis. Não está descartado que emplaque seu terceiro mandato como secretária de Educação.

1 – Por que decidiu ser vereadora?
Decidi ser vereadora para que pudesse ter uma amplitude maior em relação ao trabalho realizado na Secretaria de Educação. Penso que, através da Câmara e do apoio do Executivo, podemos fazer projetos de leis que são essenciais aos nossos alunos e que precisam se transformar em políticas públicas. Os cursos profissionalizantes na Educação de Jovens e Adultos é um exemplo.

2 – Como enxerga Viamão hoje?
Uma cidade com grande potencial de desenvolvimento e que está prosperando a cada dia. Essa gestão que dará continuidade, com uma cara mais jovem, vai oportunizar muito a continuidade do crescimento da nossa cidade, priorizando o cuidado com as pessoas.

3 – Primeiro projeto a ser apresentado nessa nova legislatura, já tens?
– Estou com vários projetos em mente, principalmente em relação à profissionalização de jovens e adultos em vulnerabilidade social e mães solos. Ainda faltam discussões com o grupo técnico para aprimorar, para que possa ser realmente efetivo, ou seja, chegando a quem realmente precisa.

4 – Que áreas considera importantes que o novo governo deva dar prioridade?
– A Área da Assistência Social, para o cuidado com as pessoas e do desenvolvimento econômico, possibilitando a geração de emprego e renda

5 – Quanto à relação da Câmara de Vereadores com a sociedade, como entende que poderia haver mais transparência, mais interação? Como aumentar a credibilidade da Câmara?
– Acredito que através de mais audiências públicas, que possam ouvir as demandas da comunidade, dando voz àqueles que elegeram, nesta eleição, uma Câmara mais técnica.

6 – Que legado gostaria de deixar após os quatro anos de mandato?
– O legado de que participei, efetivamente, da construção de uma cidade mais desenvolvida e com a capacidade de cuidar do seu povo, diminuindo principalmente as desigualdades sociais e transformando a vida das pessoas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Vazio existencial

Carmen tinha visões. Carmen não controlava seus instintos nem sua solidão. Às vezes, se desesperava no caos da existência. Principalmente para quem se questionava e necessitava saber. De tudo. Sua

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook