Nesta quinta e sexta-feiras, 15 e 16, em Porto Alegre, ocorreu o Festival Marista de Robótica Educacional, evento dos colégios e unidades sociais da rede Marista em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Foram cerca de 4 mil visitantes, além de 800 estudantes e educadores em 90 equipes de 25 instituições de ensino das redes pública e privada.
Entre as categorias de premiação, estudantes do Marista Graças, de Viamão, conquistaram o primeiro lugar no Prêmio Cidade Laboratório. O projeto contém propostas para revitalização sustentável do Parque Saint Hilaire, em Viamão.
Foi realizada pesquisa de campo e a construção de uma maquete para ilustrar o projeto dos estudantes. Para Lidiane Garcia, professora da turma, o grupo merecia o reconhecimento antes da premiação.
— Desde o planejamento e pesquisa, até a apresentação, o grupo foi muito dedicado com a sua postura, oralidade e defesa do projeto. Além disso, se colocaram, pela primeira vez, em frente a uma banca avaliadora. Foram corajosos — destaca.
Nesta edição, o tema do festival foi “Entendimento Global”, proposição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que tem a finalidade de promover uma compreensão profunda da maneira com que os povos devem conviver para garantir a sustentabilidade.
Além do Prêmio Cidade Laboratório, outros estudantes participaram do Desafio de Robôs e Desafio de Drones.