Ministro da Eucaristia e assessor parlamentar é um viamonense no Vaticano

Tales Pedro, de Viamão, com o – agora! – cardeal dom Jaime Spengler, neste sábado, no Vaticano

Quatro horas à frente do horário do Brasil – 23h41min em Roma e 19h41min por aqui – deste sábado, 7 de dezembro, Tales conversou com a reportagem do Diário de Viamão

Estar no Vaticano, mais precisamente na Basílica de São Pedro, ficar a poucos metros do papa Francisco e assistir à criação (ordenação) do cardeal dom Jaime Spengler pelo Sumo Pontífice, o papa Francisco, é um privilégio que muitos gostariam de ter. Neste sábado, 7 de dezembro, quem teve essa honra foi o viamonense Tales Pedro, jovem de 28 anos nascido na Lomba do Pinheiro, assessor parlamentar, ministro da eucaristia e membro da comissão de restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município cuja data em sua homenagem transcorre neste domingo, dia 8. Quem também assistiu à cerimônia religiosa foi o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, representando o presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Tales conta que esteve a poucos metros do papa Francisco quando ele ingressou na Basílica de São Pedro – inclusive, o pontífice entregou balas para uma criança que estava ao seu lado – e que só conseguiu assistir à cerimônia porque o próprio dom Jaime, seu amigo pessoal, lhe entregou o documento-autorização, o mesmo que vai utilizar neste domingo, às 9h (no Vaticano), quando o papa celebrar missa com a presença dos 21 novos cardeais, criados neste sábado. “Esse é o bilhete nominal, só com esse bilhete-convite era possível acessar à basílica de São Pedro para acompanhar o consistório. Da mesma forma, amanhã (neste domingo) só poderá assistir à missa quem tiver esse bilhete-convite”, explicou.

Bilhete-convite entregue pelo novo cardeal, dom Jaime, para que Tales pudesse entrar na Basílica de São Pedro onde aconteceu a criação de 21 novos cardeais.

Confira, a seguir, o que Tales Pedro contou nesta noite à reportagem do Diário de Viamão.

– Viajei para Roma no dia 2 de dezembro. Saindo de Porto Alegre, fui para São Paulo, onde perdi a conexão. Fui encaminhado para Madri (Espanha) e depois Roma. Ao chegar na Itália, uma surpresa: a companhia aérea não havia despachado minha bagagem despachada que só foi chegar hoje (sábado, 7) de manhã. Retorno segunda, com chegada prevista para terça feira no Brasil.

– Sou ministro da eucaristia, membro da comissão de restauro da Igreja Matriz de Viamão, onde estamos trabalhando forte para dar andamento ao projeto de restauração.

– Já na quarta-feira, dia 4, participei da audiência com o papa Francisco, momento em que ele conduz uma catequese aos peregrinos. Foi uma ocasião de muita emoção para mim.

– O dia 8 de dezembro é uma data marcante para nós, viamonenses, dia da padroeira de Viamão, Nossa Senhora da Conceição! E, pela primeira vez, não estarei em Viamão acompanhando as atividades, mas estarei aqui no Vaticano, no coração da igreja, celebrando a missa da Imaculada.

– Sou do berço da Igreja Matriz, centro de Viamão, onde fui batizado, catequizado e crismado, e com forte atuação no grupo de jovens CLJ (Curso de Liderança Juvenil).

O viamonense Tales Pedro ladeado pelos bispos auxiliares de Porto Alegre, dom Bertilo (E) e dom Darley

– Dom Jaime é um querido amigo com o qual, há anos, mantenho uma forte ligação, desde o tempo que ele ainda era bispo auxiliar de Porto Alegre, responsável pelo vicariato de Gravataí.

– Agora como membro do colégio dos cardeais, dom Jaime Spengler tem a responsabilidade de ajudar o papa Francisco na condução da igreja a nível universal. O olhar dele, agora cardeal, não é mais só para a vida da igreja de Porto Alegre, mas também para a igreja no mundo.

– Lembrando também que dom Jaime é o atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem a missão de cuidar e olhar a igreja no Brasil, e presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

Tales, neste sábado, no interior de Basílica de São Pedro, onde aconteceu o consistório que criou 21 novos cardeais

– A cerimônia de criação dos novos cardeais foi na Basílica de São Pedro, lugar onde aconteceu o consistório e no qual será celebrada a missa deste domingo, pelo papa, com a presença dos nos novos cardeais.

– Um dos momentos marcantes que vivemos, aqui, foi na sexta-feira, dia 6, quando dom Jaime celebrou a missa no altar da catédra de São Pedro. Foi uma missa em português, com a presença dos amigos que vieram prestigiar estes momentos aqui em Roma.

– A passagem, ou elevação, de arcebispo para cardeal, se chama criação. Sei que é estranho mas é o correto! Dom Jaime foi criado cardeal hoje.

– E com a criação de dom Jaime como cardeal, ele pode participar do próximo conclave da igreja, ou seja, pode até ser papa. Quem sabe seja ele o primeiro papa brasileiro. Já pensou que honra seria para todos nós, católicos?

– Uma mensagem ao amigo… Dom Jaime, sua trajetória é exemplo de serviço, oração e cuidado pastora, e, com a graça de Deus, seu ministério continuará a iluminar e fortalecer a fé em todo o Brasil e no mundo. Que o Espírito Santo continue a conduzi-lo em sua missão, e que a Imaculada Conceição, padroeira de Viamão, sempre o proteja e inspire. Parabéns, dom Jaime! Que sua caminhada como cardeal seja repleta de frutos para o Reino de Deus.

Dom Jaime Spengler é o 25º cardeal brasileiro. Confira todos eles:
1 – Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, 1905, papa Pio X
2 – Sebastião Leme da Silveira Cintra, 1930, papa Pio XI
3 – Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta e Jaime de Barros Câmara, 1946, papa Pio XII
5 – Augusto Álvaro da Silva, 1953, papa Pio XII
6 – Agnelo Rossi , 1965, papa Paulo VI
7 – Alfredo Vicente Scherer e Eugênio de Araújo Sales, 1969, papa Paulo VI
9 – Avelar Brandão Vilela e Paulo Evaristo Arns, 1973, papa Paulo VI
11 – Aloísio Lorscheider, 1976, papa Paulo VI
12 – José Freire Falcão e Lucas Moreira Neves, 1988, papa João Paulo II
14 – Serafim Fernandes de Araújo, 1998, papa João Paulo II
15 – Cláudio Hummes e Geraldo Majella Agnelo, 2001, papa João Paulo II
17 – Eusébio Oscar Scheid, 2003, papa João Paulo II
18 – Odilo Pedro Scherer, 2007, papa Bento XVI
19 – Raymundo Damasceno Assis, 2010, papa Bento XVI
20 – João Braz de Aviz, 2012, Bento XVI
21 – Orani João Tempesta, 2014, papa Francisco
22 – Sérgio da Rocha, 2016, papa Francisco
23 – Leonardo Ulrich Steiner e Paulo Cezar Costa, 2022, papa Francisco
24 – Jaime Spengler, 2024, papa Francisco

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Entre estrelas

Não eram estrelas de cinema. Eram estrelas cósmicas. Um pouco da genética humana permanecia nelas. E todos indistintamente tinham um quê de sua composição química. Eu, você e tudo o

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook