Morador é pego despejando lixo em local irregular

O valor da multa é aplicado pelo fiscal do Meio Ambiente

Na última sexta-feira (13), a Prefeitura executou o serviço de limpeza num ponto de descarte irregular de lixo, localizado às margens da Estrada Capitão Gentil Machado de Godoy, próximo ao Autódromo Tarumã. Após 24 horas, o local já estava com entulhos novamente. Desta vez, um morador fez o registro do momento que o lixo estava sendo despejado, que chegou até ao Fala Cidadão pelas redes sociais. Através desse registro foi possível identificar o infrator, que será multado. 

Segundo a o Departamento de Comunicação da prefeitura, o valor da multa é aplicado pelo fiscal do Meio Ambiente e o valor depende de variáveis como: se for pessoa física ou jurídica, a quantidade de lixo descartado, o local (se é beira de estrada, de preservação ambiental, arroio, etc). A multa é em URM (Unidade de Referência Municipal). Atualmente, uma URM é de R$ 3,53. As multas partem de 100 URMs e pode ultrapassar 14 milhões de URMs. 

 

Flagra registrado pelo morador e encaminhado à prefeitura

Desde 2015, a Lei Municipal de Limpeza Urbana de Viamão permite que a Prefeitura aplique multas para quem jogar entulhos na rua, em terrenos baldios ou em áreas públicas.O cidadão pode fazer esse tipo de denúncia pelo telefone 156, porém é necessário apresentar provas (fotos ou vídeos) que auxiliem na identificação dos autores. 

Além de danos ao meio ambiente, esses pequenos lixões que se espalham pela cidade podem criar sérios problemas de saúde pública, pois esta situação atrai insetos, roedores e animais peçonhentos, que são transmissores de diversas doenças. O acúmulo de lixo nestes locais se torna ainda mais perigoso nesta época do ano, já que o calor e as pancadas de chuva, típicas do verão, favorecem a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças. 

A Prefeitura de Viamão já mapeou mais de 150 pontos de descarte irregular de lixo em locais públicos, que são limpos regularmente. Conforme o Programa de Combate a Endemias, todo mês, são retirados das ruas de Viamão aproximadamente 1.000 metros cúbicos de lixo e entulhos. 

Ajude a Prefeitura a continuar mantendo a cidade limpa. Se você presenciar alguém descartando lixo ou entulhos em local impróprio tire fotos ou filme e denuncie, através do telefone 156 Fala Cidadão. 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa NewsLetter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook