Imagine uma casa tipicamente alemã. Como você a imagina? Se você enxerga as vigas de madeira à mostra, você está imaginando casas estilo Enxaimel! Em Ivoti há o Núcleo de Casas Enxaimel, sendo elas o legado da cultura alemã no século XIX.
Nesse núcleo você pode visitar o museu e a casa do artesão, contudo resolvemos visitar o ponto mais cool da cidade, a Cachaçaria Weber Haus. Esse alambique está aberto desde 1948 e oferece muitos – muitos mesmo! – tipos de cachaça. Confesso que fiquei muito tentada a experimentar todas elas, mas como estava dirigindo, não pude fazer esse sacrifício. Contudo, meu namorado fez as honras e me representou. Segundo ele, a cachaça vencedora foi a 7 madeiras, então aproveitamos para levar uma para casa.
Lá fomos super bem recebidos, e você pode degustar o que quiser! A senhora que nos atendeu explicou tudo nos mínimos detalhes sobre os produtos, e de apreciadores cervejeiros, passamos a apreciar cachaça também.
Ok, não pense que fizemos essa trip apenas para conhecer cachaça. Além disso, visitamos uma cachoeira bem amigável, mas que não pudemos chegar muito perto, pois estava chovendo e o chão, escorregadio. Contudo, pudemos contemplá-la de cima de uma pontezinha feita de madeira.
Para chegar até essa cachoeira você deve pegar uma estrada de chão que é super acessível, mas você deve ir de carro, pois vai um tempinho dirigindo até lá.
Há, também, nesse núcleo um jardinzinho bem pequenino e lindo, com vários tipos de flores e até tomatinhos sem agrotóxicos, e se você quiser pegar um para experimentar, é só chegar! O Jardim do Tempo, assim como a cidade em si, é um lugar de paz e calmaria, perfeito para quem procura um final de semana tranquilo.
Gostamos infinitamente de ter feito esse passeio. Foi um dia de muita paz e renovação da alma. É incrível como conhecer um lugar novo, seja em outro continente ou há 2h de sua casa, pode ser tão enriquecedor.