O aquecimento para o carnaval de Viamão acontece neste domingo (19). A Praça da Florença sediará o Desfile do Bloco Coletivo Kizomba. O evento tem como finalidade resgatar os antigos carnavais com repertório variado entre marchinhas e sambas de enredo. A ação será uma atividade social que envolve a comunidade local e arredores.
A programação inicia ao meio dia com apresentações de músicos da região e convidados, em uma roda de samba, além da presença do Grupo Show da Liga Independente das Escolas de Samba de Viamão (LIESVI). A concentração do desfile do Bloco está marcada para às 17h30, com saída prevista para às 18h.
Segundo a diretora adjunta da secretaria de Cultura, Liza Rodrigues, será construído um palco e churrasqueiras para o pessoal se divertir e passar o dia. As ruas do entorno da praça serão fechadas para a passagem de veiculos.
A festividade é uma realização da Associação Coletivo Kizomba Cultura e Arte Negra, com o apoio da Prefeitura de Viamão, por meio das secretarias de Cultura, Transporte e Trânsito e Obras e Serviços Públicos. A Praça da Florença fica localizada entre as ruas das Adálias e Crisântemo, na Vila Florença. O evento é gratuito e permite a participação de todos, inclusive as crianças.
Escolha da corte no sábado (18)
A escolha das princesas e rainha do carnaval de Viamão irá acontecer neste sábado (18), na quadra da Unidos de Vila Isabel. O evento, que inicia às 22h, contará com diversas atrações musicais e a presença da corte do carnaval de Porto Alegre.
Carnaval ficou para o dia 18 de março
O carnaval de Viamão está agendado para a noite do dia 18 de março. Ao contrário dos outros anos, o desfile será comunitário e não terá caráter competitivo.
— Os desfiles, depois de muito tempo, retornam para o Centro. As sete escolas e os dois blocos irão se apresentar na Coronel Marcos de Andrade. A festa terá início às 21h e seguirá até às 6h — diz o secretário de Cultura, Luciano Alves
Construção do Centro Popular Cultural
No final do ano passado, a Liesvi recebeu do ex-prefeito Valdir Bonatto a doação do terreno para a construção do Centro Popular Cultural, na parada 44.
— Neste momento, a Liesvi está em fase de captação de recursos e parcerias para a construção do prédio. Se tudo certo, as obras podem iniciar em abril. Em contrapartida da doação do terreno, a prefeitura solicitou que oficinas gratuitas de música e dança fossem oferecidos para a comunidade — afirmou o secretário.