O primeiro filme de Natal

Todos os anos, durante o período natalino, filmes de natal são exíbidos na televisão. Desde o clássico A Felicidade Não se Compra (It's a Wonderful Life, 1946) a Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990).

Muitos são os filmes sobre o tema, que já era representado nas telas de cinema desde os tempos do cinema mudo. O primeiro filme de natal foi realizado pelo pioneiro inglês George Albert Smith (1864-1959), que também foi o pioneiro na técnica do cinema em cores, com o seu Kinemacolor (produzido em 1903). 

 

 

Exemplo do Kinemacolor

 

Santa Claus (1898) foi o primeiro filme natalino da história que se tem registro. Smith realizou a obra com efeitos de sobreposição de imagens, uma técnica avançada para os primeiros tempos do cinema. Não se sabe quem interpretou o Papai Noel na obra, mas talvez seja o próprio Smith, já que sua esposa (a atriz Laura Bayley) e seus filhos Dorothy e Harold Smith intepretam os demais papéis, algo frequente na obra de George Albert Smith.
 

Confiram o primeiro filme natalino, que sobreviveu até os dias de hoje

 

 

Diego Nunes é gaúcho, formado em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo, é pesquisador da memória cultural e artística, e sua paixão é o cinema. Além disso, atua como diretor cultural da Pró-TV, Museu da TV Brasileira, e no departamento de arquivo da Rede Record de Televisão.

Acompanhe-o pelo Memória Cinematográfica.

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook