Depois de passar mais de seis horas na tranqueira de volta do feriado, os viamonenses ganham uma nova esperança nesse início de 2018: as obras no viaduto da RS 118 começam em fevereiro e serão concluídas em um ano. Essa é a expectativa da Empresa Gaúcha de Rodovias, a EGR, que na semana passada concluiu o processo de concessão do trecho que vai da entrada do Jardim Fiúza até o centro de Viamão. Com isso o órgão fica habilitado a investir cerca de 14 milhões de reais na obra.
A construção do viaduto da RS 118, como todas as obras que envolvem a rodovia, se arrasta por anos. A licitação foi assinada em 2010 e previa um investimento de R$ 33 milhões, com 12 melhorias em intersecções e uma obra mais complexa, com alças mais modernas. O novo projeto, 54% mais barato que o original é bem mais modesto, mas promete garantir alívio para os motoristas da região metropolitana.
Em uma coletiva com a imprensa, onde fez um balanço do primeiro ano de mandato, o prefeito André Pacheco (PSDB) comemorou o anúncio do começo das obras e lembrou que o entroncamento das RS 118 com 040 é um dos gargalos da grande Porto Alegre por ser caminho para Porto Alegre, Alvorada, Itapuã, Litoral e Águas Claras, sem mencionar os empreendimentos da região.
– Ouvi pessoas reclamando das sinaleiras que foram implementadas no entroncamento, que certamente não é o ideal mas que garantem a segurança dos motoristas. Melhor perder alguns minutos de viagem do que a vida e essa era a realidade daquele trecho. O viaduto certamente vai resolver o problema e garantir fluidez ao trânsito – afirma Pacheco.