Após o prefeito André Pacheco anunciar o encerramento da disputa judicial que envolveu a licitação do serviço de transporte municipal, a dúvida que fica é: quando serão vistas as melhorias no sistema?
Ainda em setembro de 2016, foram divulgadas as vencedoras da licitação: a Empresa Viamão ganhou a concessão do serviço na área urbana, com valor de outorga de R$ 3.850.000,00 em troca de 20 anos de exploração do serviço Na zona rural, a licitante vencedora foi a Vialeste com valor de outorga de R$ 2.083.303,32.
Esse valores, somados, perfazem o investimento que o sistema de transporte municipal deve receber ao longo dos primeiros quatro anos do novo contrato.
Entre os investimentos que as empresas ficam responsáveis a executar ao longo do tempo estão melhorias e adequação na frota, acessibilidade e criação/manutenção da paradas.
— Entre novas e as reformadas, Viamão deve receber cerca de 700 paradas — diz o diretor-presidente da Empresa Pública de Trânsito de Viamão, a EPTV, Paulo Ricardo Barboza Schwartzhaupt.
Paulo explica ainda que a prefeitura aguarda a notificação oficial do encerramento da disputa no Judiciário.
— O próximo passo será comunicar as empresas e, posteriormente, a assinatura do contrato. Até lá, não podemos garantir nada. Inclusive se as empresas ainda estão dispostas a assinar o contrato, já que esse é um processo que já dura uns três anos.