Dentro ou fora dos hospitais, a música conta histórias, emociona, inspira. Ela também serve para acolher e alegrar. Com o objetivo de ampliar o acolhimento, a direção da Unidade de Pronto Atendimento de Viamão está promovendo uma série de atividades terapêuticas e de humanização para pacientes e acompanhante assistidos pela unidade, contribuindo com a promoção da saúde e tornando o ambiente mais acolhedor.
Nesta quinta-feira (6), foi iniciado o Projeto Musicoterapia. Os músicos: Juliano da Silva Rodrigues e Marcelo Silveira de Souza foram os responsáveis por proporcionar emoção e felicidade a pacientes, familiares e funcionários.
A gerente de enfermagem Luana Oliveira informa que a política de humanização da unidade oferece um trabalho que tem mudado a rotina dod pacientes, servindo como um mecanismo que amplia o tratamento e melhora a autoestima dos pacientes. A direção da UPA assegura que as medidas de prevenção para a COVID-19 são adotadas.
– A musicoterapia que estamos desenvolvendo chegou para ampliar a relação social entre paciente e equipe, e tem melhorado a autoestima de todos nós – conta Luana.
Maria Antônia Santos aguardava atendimento na unidade e supreendeu-se com a presença dos músicos.
– Fiquei surpresa, emocionada e feliz, não imaginei que chegaria aqui e iria presenciar algo tão lindo. Estava ansiosa com o meu atendimento e a música me acalmou. Gostei muito – disse Maria Antônia.