O que significa privatizar os serviços de saúde das unidades básicas? Não quer dizer, nem pode dizer, como muitos pensam, que vão cobrar pelos serviços.
Não é como funcionam pedágios, luz e água. Não há como cobrar pelos serviços de saúde, porque o SUS é público, universal e integral. Está na Constituição.
A mutreta é outra. É privatizar para pagar prestadores de serviço amigos de Bolsonaro e de Paulo Guedes. É melhor ainda do que cobrar da população. Cobra do governo, ou seja, de todos nós, mas não diretamente.
O governo vai chamar os amigos e entregar as unidades de saúde às empresas, para as mais variadas tarefas. E as empresas amigas serão remuneradas pelo serviço.
Agora imaginem o que vai ter de superfaturamento, corrupção e precarização de serviços. Outra consequência óbvia: perseguição e esvaziamento dos quadros de carreira.
Hoje, está claro que o esquema proposto no decreto publicado por Bolsonaro foi arquitetado pelo Ministério de Paulo Guedes, para onde o Ministério da Saúde empurrou os pedidos de explicação feitos pela imprensa.
Bolsonaro conseguirá levar adiante o plano? Parece que não. Mas não dá pra duvidar que consiga, e com apoio do povo. Ele vem conseguindo tudo até agora.
Texto publicado originalmente no blog do Moisés Mendes:
https://www.blogdomoisesmendes.com.br/a-mutreta-com-o-sus/