Peça teatral debate violência contra a mulher

O aumento gritante no número de casos de feminicídio durante a pandemia causou um grande sentimento de dor na diretora Marina Müller, originando o projeto “Obediência” com o intuito de abordar o assunto da violência contra mulher. O trabalho contribui para uma desconstrução da norma do pensamento em aceitar comportamentos violentos culturalmente enraizados na sociedade e na forma de lidar para essas condutas de maneira questionadora.

O espetáculo se desdobra sobre o sonho do controle absoluto de alguém, um objeto que só você manipula. Através dessa relação de controle, a diretora explora o tema do abuso e a incapacidade de ver o outro como alguém.

A peça Obediência é uma adaptação de Garotos Obedientes, do livro “Duas vezes draMática” da dramaturga Natasha Centenaro, publicado em 2018, e teve sua estreia no final de junho deste ano para estudantes da Escola de Saúde Pública, com exibição seguida de debate com a psicóloga Danielli Silva, especialista na área de saúde mental da mulher que acompanhou o processo de criação da obra. A peça, que conta com a produção de Anne Plein e Bruna Johann, foi originada a partir do componente curricular “Encenação Teatral ll” da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) sob orientação da professora Jezebel De Carli.

Além das exibições online e debates, o projeto também fará estreia de um EP na plataforma Spotify e Youtube com a trilha sonora criada especialmente para a peça pela artista Loro Barot, vai promover a distribuição de 15 exemplares do livro “Duas Vezes draMática” para a biblioteca da Escola de Saúde Pública e 10 cartazes contendo informações sobre o tema e imagens da performance para a Central Única das Favelas.

A equipe é composta majoritariamente por mulheres e são mais de 18 profissionais envolvidas neste projeto contemplado com o edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei nº 14.017/20. 

A exibição pública da peça será gratuita e acontece na próxima quinta-feira, 29, no canal do Projeto Obediência no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UC5E2kq6r8maJJymx9zRAsiQ

 

SERVIÇO:

O quê? Peça teatral online “Obediência”

Quando? 29 de julho

Onde? No canal do YuTube Projeto Obediência

 

Ficha Técnica:

 

Marina Müller Rodrigues – Direção

Jezebel De Carli – Orientação

Natasha Centenaro – Autoria

Anne Plein – Direção de Produção e edição final

Bruna Johann Nery – Direção de Produção e edição final

Bruna Letícia Monteiro – Edição e montagem

Gabriela Mauss – Atuação

Pam Magalhães – Atuação

Carla Cardoso Lopes – Produção Audiovisual

Maria Júlia Pretzel – Produção Audiovisual

 Loro Bardot – Sonoplastia

Franciéli Quadros – Figurino

Danielli Silva – Psicóloga

Juliana Johann – Distribuição

Igor Ramos – Distribuição

Vinícius Plein – Bastidores

Fatima Plein – Assistência de produção

Suely de Barros – Locação

Fotos: Vinícius Plein da Silva

Financiamento: Fundação Marcopolo através da Secretaria da Cultura do RS com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Que pátria é a deles? 

“É preciso ser uma besta quadrada para desafiar desta forma a soberania brasileira”. Compartilhamos o artigo de José Sócrates, publicado pelo ICL Notícias Que coisa extraordinária. Que coisa absolutamente extraordinária.

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook