PL aprovado cria a Secretaria do Turismo para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade

Foi aprovado, na sessão plenária da última terça-feira (27), o projeto de lei 61/2023, de autoria do Poder Executivo, que cria a Secretaria Municipal de Turismo em Viamão. Conforme o projeto, a criação da nova Secretaria tem o objetivo de formular e executar a política, a promoção e a exploração do turismo na cidade, promovendo o apoio e/ou patrocínio a projetos ou eventos de interesse social, turístico, cultural, religioso e outros similares.

Em sua manifestação no plenário, o presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, André Gutierres – Progressistas, afirmou que o município tem inúmeros potenciais para o desenvolvimento econômico por meio do turismo, destacando os variados tipos de turismo que podem ser explorados na cidade, como turismo cultural, de sol, eventos, gastronomia, negócios e esportes. “Existem cidades, no mundo e no Brasil, que vivem do turismo cultural. Viamão foi capital do Estado do Rio Grande do Sul, sediou a Revolução Farroupilha e tem muita importância cultural. O ecoturismo é outra possibilidade relevante, pois temos o Parque Natural Saint Hilaire, que tem uma grande biodiversidade”, pontua.

O presidente também enalteceu que Viamão conta com vinícolas, produção de cerveja artesanal, a Estância das Oliveiras (premiada no mundo inteiro), além de dezenas de sítios de lazer, a Lagoa dos Patos e a orla de Itapuã. “Agora o município terá uma estrutura governamental para atuar junto aos empreendedores e colocar Viamão na rota do turismo”, comemora.

O chefe do Legislativo viamonense enfatizou, também, a localização geográfica estratégica da cidade, citando que Viamão está geograficamente ligada a todos os municípios da região metropolitana pela ERS 118. “Estamos ligados também ao litoral norte, a menos de 100 km pela ERS 040, e a Porto Alegre por três zonas. Portanto, estamos muito bem situados para sermos referência no turismo da região e do Estado. Por isso, o governo do Estado já começou a investir na nossa cidade”, fala.

Na última segunda-feira, a CMV realizou uma audiência pública para discutir o desenvolvimento econômico de Viamão por meio do turismo, por iniciativa do presidente André Gutierres – Progressistas e do vereador Rodrigo Pox – PDT, que é presidente da Comissão de Turismo da Casa Legislativa. O evento reuniu representantes da população viamonense, empreendedores da cidade, governo do Estado, Assembleia Legislativa e Prefeitura Municipal.

“Discutimos e encaminhamos a aprovação deste projeto de lei. Estamos dando um grande passo neste Legislativo com a aprovação desta matéria para consagrar a Secretaria de Turismo na cidade”, diz André.
O presidente da Comissão de Turismo, vereador Rodrigo Pox, enfatizou que o turismo se relaciona diretamente à mobilidade urbana e à economia, pois traz pessoas de outras cidades para o município. “É uma grande alegria a aprovação deste projeto. Este PL enaltece a importância do segmento do turismo na cidade”, expõe.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook