Plínio Konig (PSDB): um novato experiente

O Sextilho da Vereança – O DV está publicando uma série de entrevistas com os 21 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. Seis perguntas, jogo rápido, sem burocracia. O personagem desta reportagem foi o terceiro mais votado e, aos 61 anos, tem sua primeira passagem na Câmara

Plínio Konig é figura muito conhecida na região da Santa Isabel, tanto pela sua trajetória de comerciante, quanto pelo trabalho desenvolvido na US Santa Isabel nos últimos quatro anos. Aos 61 anos, será o vereador mais velho da Casa e, ao mesmo tempo, viverá a primeira experiência no Legislativo.

1 – Por que decidiu ser vereador?
Decidi ser vereador porque acredito que posso contribuir para melhorar a vida dos viamonenses. Após mais de 25 anos como comerciante na grande Santa Isabel e Augusta, sempre estive envolvido em projetos sociais e na área da saúde, percebi que era hora de aceitar o convite para entrar e participar da política. Minha experiência como coordenador da UBS Santa Isabel trabalhando diretamente com as pessoas, durante e após a pandemia da covid 19, reforçou minha vontade ter este mandato e trabalhar por políticas públicas que atendam às reais necessidades da população. Vou focar o meu trabalho na saúde olhando também as demais áreas sempre buscando oferecer mais oportunidades e qualidade de vida, especialmente para quem mais precisam.

2 – Como enxerga Viamão hoje?
Enxergo Viamão como um município com maior potencial de desenvolvimento entre todos na região metropolitana. Apesar dos desafios em saúde, infraestrutura e saneamento, temos uma localização estratégica, uma zona rural rica, pontos turísticos e enormes áreas para atrair empresas e gerar empregos. Não vejo Viamão como alguns que, por ideologia, só olham o copo vazio e focam somente nos problemas. Nos últimos 10 anos, tivemos avanços importantes em pavimentação, saúde, educação e infraestrutura, mas ainda temos famílias vivendo em situação vulnerável, que precisam de atenção. Temos hoje, após mais de trinta anos, um deputado estadual, o Professor Valdir Bonatto, um representante politico comprometido com Viamão.

3 – Primeiro projeto a ser apresentado nessa legislatura, já tens?
Durante a campanha política, prometi realizar durante o mandato reuniões a cada dois meses com a população por região, iniciando em fevereiro próximo, para discutir as demandas mais urgentes e definir prioridades para trabalhar ações e projetos dentro da nossa competência como vereador. Como primeiro passo, farei um levantamento dessas demandas para encaminhá-las, buscando em harmonia com o poder executivo soluções viáveis e compatíveis com as leis municipais e em acordo com o projeto do governo. Além disso, já estou trabalhando em algumas ações e projetos que pretendo apresentar.

4 –Em quais áreas considera importante que o novo governo deve dar prioridade?
A geração de empregos e o desenvolvimento são fundamentais, assim como melhorias e avanços na saúde, os quai so novo governo já indicou que dará atenção especial a estas áreas. Importante cuidar da infraestrutura e saneamento, especialmente para aquelas famílias que vivem em situação vulnerável, em áreas de risco, como costados, morros, becos e a beira de riachos, sobrevivendo de forma precária. Será importante também que o novo governo dê atenção especial e busque junto ao Governo do Estado e União, alternativas para saúde de média e alta complexidade, que precisa de avanços.

5 – Quanto à relação da Câmara de Vereadores com a sociedade, como entende que poderia haver mais transparência, mais interação? Como aumentar a credibilidade da Câmara?
Para aumentar a transparência e a interação com a sociedade, é importante levar a Câmara e suas sessões às comunidades se possível, discutindo os problemas locais e aproximando a população. Para isso, as lideranças e vereadores devem comunicar e convidar os moradores a participarem. A credibilidade da Câmara será fortalecida por uma atuação propositiva, focada na solução de problemas, sem espaço para debates vazios, populismo ou desentendimentos pessoais. A renovação promovida pela população exige postura ética e comprometimento dos vereadores com o desenvolvimento e melhorias concretas na vida das pessoas.

6 – Qual legado gostaria de deixar após quatro anos de mandato?
Gostaria que, ao final dos quatro anos de mandato, meu trabalho como vereador fosse lembrado por humildade, dedicação e respeito com todos os viamonenses, e tenha feito a diferença na vida das pessoas, deixando um município melhor para nossas famílias. Espero que esta 19ª legislatura seja um exemplo de boas políticas, inspirando jovens e futuros líderes a participarem dela e contribuírem para um mundo mais justo e humano. Gostaria que os viamonenses possam acreditar que a boa política, séria e ética, é importante e pode sim transformar vidas e tornar o município um lugar melhor para se viver.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook