Expectativa de que Viamão receberia o empreendimento caiu por terra hoje pela manhã em anúncio feito no Palácio Piratini
Charqueadas, na Região Carbonífera, foi o município indicado pelo governo do Estado para sediar o presídio federal, com capacidade prevista para 220 presos, no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito hoje pela manhã em evento que contou com a presença do governador José Ivo Sartori; do ministro da Justiça, Osmar Serraglio; e do secretário da Segurança, Cezar Schirmer, na Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. A área será analisada pelo Ministério da Justiça.
Havia uma expectativa de que o presídio viesse para Viamão, que se enquadra nos critérios técnicos para o empreendimento.
LEIA MAIS
Quanto mais se fala nele, mais perto de Viamão o presídio fica
A cidade segue na disputa, agora, por um presídio estadual. A Secretaria de Segurança Pública fala em construir pelo menos quatro unidades prisionais em dois anos, mas admite que não tem recursos no cofre para isso.
A outra opção são as parcerias com a iniciativa privada. O Zaffari, que está adquirindo uma área do Estado perto do shopping Praia de Belas, está comprometido a construir quatro presídios na região metropolitana – e, um deles, ainda pode vir para Viamão.
Conforme o Ministério, entre os critérios adotados para a escolha do Rio Grande do Sul, estão o fato do Estado possuir uma área de no mínimo 25 hectares, a proximidade de uma rodovia e de um aeroporto com voos comerciais. A meta, conforme o ministro Serraglio, é de entregar a obra em um ano.
– É uma visão que privilegia a participação, a parceria, a integração. E isso faz com que um dos presídios esteja vindo para cá – disse, lembrando que serão cinco unidades federais no Brasil.
Durante o evento, também foram entregues, pelo Ministério da Justiça, 30 viaturas que irão reforçar o trabalho das vinculadas da SSP, no combate à criminalidade. Deste total, 14 veículos são para a Susepe, duas pick-ups para o Corpo de Bombeiros, dez para a Brigada Militar, dois micro ônibus e dois automóveis sedan para a Polícia Civil, e dois para a Brigada Militar. As primeiras dez viaturas da BM, recuperadas pela iniciativa privada de Porto Alegre, também foram entregues na Secretaria da Segurança Pública.
LEIA TAMBÉM
Câmara não é contra o presídio, mas quer contrapartidas
PRESÍDIO DA ZAFFARI – Mais perto do que se imagina