Projeto altera Plano Carreira Magistério e beneficia 1,6 mil Professores

Está em regime de votação na Câmara de Viamão o projeto de Lei que altera o Plano de Carreira do Magistério municipal, que esta sendo defendido pelo líder de governo na Câmara, vereador Armando Azambuja, que já conquistou aprovação das comissões conjuntas do Legislativo, e deve ser votado pelo plenário nas próximas horas.

O projeto de lei 143 que altera o Plano de Carreira do Magistério municipal.

O projeto busca adequar a gestão das 12 novas escolas infantil que vão funcionar a partir de fevereiro de 2023, e regulamentar o adicional de difícil acesso, conforme destaca a secretaria de educação, professora Marcia Culau:

“É bem importante a gente deixar claro que essa modificação do Plano de Carreira, se fez necessário devido ao ano de 2023 nós estarmos com um aumento de 12 escolas municipais, e assim, passamos de 66 escolas para 78 escolas, e nós então foi necessário fazer uma organização dessas escolas, em relação as equipes diretivas. As mudanças propostas no projeto, em relação a o Plano de Carreira do Magistério, é um aumento de praticamente 90% da tabela dos FGS. Estamos valorizando mais a questão das escolas menores porque vamos iniciar agora um atendimento com crianças a partir de um ano. Então isso vai exigir muita responsabilidade do diretor e do vice-diretor. Também trouxemos aqui uma nova organização para o difícil acesso”, resumiu a secretária Marcia Culau.

O projeto também faz incentivos, com promoção a formação de mestre e doutores no quadro do magistério municipal:

“Uma das metas do plano é incentivar que os professores façam mestrado, doutorado. Então, nós estamos também passando 5% para 10% pra quem realizar um mestrado, um doutorado. Nós estamos fazendo isso nessa finaleira do ano letivo, porque como a gestão democrática começa a partir do mês de janeiro, nós queremos ajustar tudo isso já pra começar bem certinho”, explicou Marcia Culau.

Além disso, o texto cria sub níveis de promoção que vão permitir que centenas de professores concursados, possam elevar o nível de promoção conforme a formação e cursos de atualização realizados:

São notícias boas aos nossos funcionários nessa finaleira, principalmente aquele que está na letra K e que tanto esperava por essa resolução do governo. Através desse projeto ele autoriza e contempla o professor possa permanecer na letra K, mas com o aumento dos 5% referente a mudança de nível”, concluiu a professora Marcia Culau.

O líder de governo na Câmara, Vereador Armando, destaca que esse conjunto de medidas busca a valorização e a qualificação do quadro do magistério em Viamão, com reflexos e benefícios à toda comunidade viamonense:

“Esse projeto reconhece e valoriza e formação dos nossos professores, assim como, corrige distorções constitucionais, de forma a adequar a nossa realidade e a demanda da entrega das 12 novas escolas infantil, que foram construídas pela nossa gestão do Novo tempo, e que estarão atendendo as comunidades das mais diversas regiões de Viamão. Esse projeto já conta com aprovação das comissões permanentes do Legislativo e será votado nas próximas horas pelo plenário da Câmara”, enfatizou o Vereador Armando.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook