PSB já conversou com o prefeito eleito e indicou os nomes que devem compor o secretariado em nome do partido
Assim que voltou de Brasília na metade da semana, André Pacheco abriu a agenda de prefeito eleito e recebeu uma comitiva do PSB. Foram conversar sobre os nomes socialistas para o governo, claro.
Geraldinho Filho, fiador e liderança do partido em Viamão, fez o papel de chefe da delegação.
- Fomos apresentar os nomes do Milton Jader e do Luciano Alves, que já são secretários hoje, para serem nossos indicados para o novo governo - conta.
Dilamar de Jesus e Marcio Katofa, veradores eleitos, também participaram do encontro.
Papo tranquilo
Geraldinho conta que a conversa de pouco mais de uma hora e meia foi tranquila.
- A avaliação do prefeito eleito é muito boa, mas ele está preocupado com a falta de recursos, com a crise, com a necessidade de manter sempre os pés no chão.
- Sugerimos e ele pensa da mesma forma, uma avaliação periódica dos resultados e das metas que cada pasta deve cumprir. Quem sabe de seis em seis meses - lembrou o socialista.
Plano de Carreira: fatiado
O PSB propôs ao novo prefeito uma espécie de fatiamento do plano de carreira por categoria - que deve facilitar o consenso entre os servidores do quadro geral.
- Com o magistério é relativamente mais fácil fazer isso porque praticamente todos pertencem à mesma categoria. No quatro geral, temos médicos, engenheiros, operários não especializados, merendeiras, enfermeiros, enfim, uma série de categorias distintas. Se levarmos tudo junto, pode ser que leve muito tempo até que um acordo seja efetivamente construído.
André teria visto a ideia com bons olhos, segundo Geraldinho.
- E mantivemos o nosso compromisso de que, se nada mudar até abril do ano que vem, o abono aprovado este ano será incorporado.
Secretaria de Segurança - mas sem novos custos
A proposta nova-mas-não-tão-nova-assim que o PSB levou à mesa de André Pacheco é a criação da Secretaria de Segurança, com uma Guarda Municipal treinada e armada, que contribua para diminuição da criminalidade em Viamão.
E sem custos.
- Nossa proposta é voltar a unir as secretarias da Cultura e do Esporte, como era antes, e aproveitar uma dessas estruturas para a Segurança - resume Geraldinho.
Marcio Katofa, vereador eleito pelo partido e ex-policial civil, coordena um grupo de trabalho que levanta ideias e experiências para contribuir com o governo.
- Já fomos a Novo Hamburgo conhecer o trabalho que é feito por lá. Temos uma boa experiência em Cachoeirinha também.
Segundo Geraldinho, André aceitou colocar o assunto na ponta do lápis e, se as finanças permitirem, levar a ideia para o centro do governo.
- Não há um prazo específico estabelecido. Mas queremos que essa discussão seja levada adiante.





