A executiva estadual do PSOL quer o ex-vereador e duas vezes candidato a prefeito Romer Guex e o atual líder da oposição na câmara de vereadores, Guto Lopes como candidatos em 2018.
A ideia apresentada na última reunião do diretório estadual da legenda, é que o advogado Romer seja candidato a vice-governador ou a senador. Guex é genro do ex-deputado estadual, prefeito e vereador de Viamão Tapir Rocha e na última eleição ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura com 10.005 votos. Já o vereador Guto, um dos fundadores do partido, deverá concorrer a deputado federal e compor dobradinha com Pedro Ruas, que tentará a reeleição à Assembleia Legislativa. Também deve concorrer à Câmara dos Deputados a vereadora mais votada de Porto Alegre na última eleição, Fernanda Melchionna.
Guto e Melchionna terão como missão aumentar a votação que o partido fez no último pleito, em 2014. O ex-presidente do PSOL de Porto Alegre, Bernardo Corrêa foi o mais votado do partido com 11.763 votos, bem longe dos 60.523 votos do deputado José Stédile (PSB) o deputado gaúcho eleito com menos votos para o parlamento.
– Encaro essa indicação como um compromisso com todas as ideias e o trabalho que a gente vem defendendo ao longo da existência do PSOL em Viamão, que nos deram um mandato no parlamento municipal e que podem nos levar até Brasília – diz Guto.
Guto e o PSOL apostarão na campanha na ideia de que Viamão precisa eleger deputados daqui, já que apenas Tapir Rocha (PDT) conseguiu chegar a Assembléia e Geraldinho Filho (hoje PSDB mas na época PSOL) à Câmara dos Deputados, graças ao afastamento da titular da vaga, Luciana Genro.
– Em Brasília que se decide tudo. Os prefeitos estão sempre “mendigando” emendas, recursos. Cidades como Gravataí, Cachoeirinha e até cidades pequenas do interior do estado tem deputados federais. Talvez esteja aí a diferença destas cidades para nossa velha capital. Quem sabe com um deputado viamonense em Brasília as coisas mudam – completa Guto.