Semana passada, peguei um Uber até o local da aula de pilates. Entrei no carro na correria (como sempre), cumprimentei o motorista e comecei a responder as diversas mensagens no Whatsapp. Em uma pequena pausa, ouvi o que estava tocando: Bon Jovi.
Observei o som do carro e pensei: “que rádio será que toca Bon Jovi às 7h45?”. Na dúvida questionei o motorista: “que rádio você está ouvindo? Ou seria uma playlist?”. Ele sorriu e respondeu: “As rádios não tocam mais músicas como essa…”. Ele tinha toda razão. As emissoras atuais de FM não tocam mais o estilo musical conhecido como rock’n’roll. Atualmente, só toca sertanejo, funk, pagode… Nada contra as músicas populares brasileiras, mas gente cadê o meu rock? Onde vamos escutar as “novidades”? Há uns três anos, eu só escuto as playlists do Spotify.
Durante a faculdade, levei essa discussão para as orientações do trabalho de conclusão de curso. Meu objeto de pesquisa era a rádio Ipanema FM que ocupava o dial 94,9. A conhecida “Ovelha Negra” nos deixou no mês de maio de 2015 sem muitas explicações. Ou melhor, com uma simples justificativa: futebol dá mais audiência do que música. Seria isso uma forma de manipular o conteúdo veiculado nas ondas do rádio? Talvez. Não ter a Ipanema no dial 94,9 FM foi triste. E segue assim. Na verdade, ligar o rádio e não perceber a diversidade de gêneros musicais me deixa muito triste…
Mas voltando a viagem de Uber, valeu a pena. Durante o trajeto trocamos ideias sobre bandas, contamos das experiências em shows, com ídolos, de álbuns… enfim, a música transformou a nossa manhã.
E como afirmar que música boa não dá audiência?!?!
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