Após anunciar o início da telemedicina em Viamão, a secretaria da Saúde divulgou os primeiros detalhes sobre o funcionamento do serviço. De acordo com a comunicação social da Prefeitura, é o primeiro sistema totalmente público, sendo pioneiro no Rio Grande do Sul e o quinto do gênero no Brasil.
Nesta fase inicial, a chamada Unidade Digital (US) será voltada ao atendimento de pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19. O paciente terá a possibilidade de consultar um médico por meio de chamada de vídeo. Para acessar, a população deve ligar para o telefone 0800-642-4440, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.
No primeiro contato, ocorrerá uma triagem, realizada pela equipe de enfermagem. Na sequência, o paciente será encaminhado para o atendimento médico remoto (videochamada). Caso necessário, o profissional procederá a emissão da receita e o encaminhamento para exame, já com horário marcado. Se houver necessidade, também será agendada a consulta presencial.
O prefeito Valdir Bonatto, que ocupa interinamente a função de secretário da Saúde, falou durante o lançamento da iniciativa, na quarta-feira (14):
– Nossa preocupação é com as pessoas que têm sintomas de COVID-19 e precisam de atendimento médico. Para que elas não precisem sair de casa, estamos implantando o serviço de telemedicina – explica o chefe do Executivo.
OPERAÇÃO:
Toda a estrutura de atendimento das ligações e transmissão das consultas está montada na sede da secretaria da Saúde do município. O Diário de Viamão solicitou, mas a Prefeitura não divulgou detalhes financeiros para viabilizar do serviço.
EM VÍDEO:
Prefeito Bonatto fala no lançamento da telemedicina. A edição de vídeo é do Guilherme Klamt.
Leia também:
PLACAR DA VACINA: 35,9 mil já receberam a primeira dose contra a COVID-19 em Viamão
Fiscalização encerra festa clandestina com 800 pessoas em Viamão