Saúde divulga primeiras informações sobre serviço que permitirá consultas por videochamada em Viamão

IMAGEM: PMV/Divulgação | EDIÇÃO DE VÍDEO: Guilherme Klamt

Após anunciar o início da telemedicina em Viamão, a secretaria da Saúde divulgou os primeiros detalhes sobre o funcionamento do serviço. De acordo com a comunicação social da Prefeitura, é o primeiro sistema totalmente público, sendo pioneiro no Rio Grande do Sul e o quinto do gênero no Brasil.

Nesta fase inicial, a chamada Unidade Digital (US) será voltada ao atendimento de pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19. O paciente terá a possibilidade de consultar um médico por meio de chamada de vídeo. Para acessar, a população deve ligar para o telefone 0800-642-4440, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

No primeiro contato, ocorrerá uma triagem, realizada pela equipe de enfermagem. Na sequência, o paciente será encaminhado para o atendimento médico remoto (videochamada). Caso necessário, o profissional procederá a emissão da receita e o encaminhamento para exame, já com horário marcado. Se houver necessidade, também será agendada a consulta presencial.

O prefeito Valdir Bonatto, que ocupa interinamente a função de secretário da Saúde, falou durante o lançamento da iniciativa, na quarta-feira (14):

– Nossa preocupação é com as pessoas que têm sintomas de COVID-19 e precisam de atendimento médico. Para que elas não precisem sair de casa, estamos implantando o serviço de telemedicina – explica o chefe do Executivo.

 

OPERAÇÃO:

 

Toda a estrutura de atendimento das ligações e transmissão das consultas está montada na sede da secretaria da Saúde do município. O Diário de Viamão solicitou, mas a Prefeitura não divulgou detalhes financeiros para viabilizar do serviço.

 

EM VÍDEO:

 

Prefeito Bonatto fala no lançamento da telemedicina. A edição de vídeo é do Guilherme Klamt.

 

 

 

Leia também:

PLACAR DA VACINA: 35,9 mil já receberam a primeira dose contra a COVID-19 em Viamão

Fiscalização encerra festa clandestina com 800 pessoas em Viamão

Semana inicia com vacina contra a COVID-19 liberada para moradores de Viamão que já completaram 62 anos

Madrugada de Vandalismo: Fachadas são depredadas na RS-040; Polícia investiga relação com ataques na Capital

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa NewsLetter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook