Personagem é uma montagem de um auxiliar de cozinha de 32 anos, que garante que se transformar em drag queen lhe curou de uma depressão severa, sem contar que leva arte e alegria por onde passa
O viamonense Alexandre Freitas, de 32 anos, se transforma totalmente depois que deixa a cozinha onde trabalha como auxiliar, em um restaurante da cidade. Xandy, como ele se identifica nas redes sociais, filho de Carmen Lúcia Freitas da Silva, demora um bom tempo, as vezes mais de hora, para se transformar em Savanah Queen, uma drag que faz shows em toda Região Metropolitana de Porto Alegre. E no último final de semana, representando Viamão, Savanah foi eleita primeira vice no concurso Miss Drag Queen 2025 do Rio Grande do Sul, realizado na cidade de Rosário do Sul, na Fronteira Oeste gaúcha.
Alexandre… Ops, Xandi… Ops, Savanah, disputou o título concorrendo com mais 12 candidatas de diversas cidades gaúchas. Ela já havia participado do concurso em 2023, mas representou o Município de Porto Alegre, ficando no top 6 do certame. “Este ano entrei para levar o nome da cidade de Viamâo ao topo, me preparei por quatro meses e consegui trazer este título de grande importância no meio artístico drag para a nossa cidade”, comentou nesta sexta-feira com a reportagem do Diário de Viamão, enquanto trabalhava no restaurante que emprega o Alexandre.
Sobre sua sexualidade, a drag diz que “sempre soube que era diferente, desde pequeno gostava de brinquedos de meninas, tudo no mundo feminino me atraia”. Ela conta que revelou sua homossexualidade para a família quando tinha 16 anos. “Minha família super me apoia e me fortalece para nunca desistir. Tenho uma família incrível”, conta a namorada de Roger Garske da Rosa, juntos há aproximadamente sete anos. Ela completa: “Tenho um ciclo de amigos de muito amor”.
Sobre os shows, diz que se apresenta como drag no Clube Vitraux – que existe há mais de 40 anos em Porto Alegre -, na Workroom Bar também situado na capital, na Sauna Le Jardin Club, além de paradas do movimento gay e em festas diversas. Como Savanah Queen já teve a oportunidade de se apresentar inclusive no Teatro São Pedro. A importância desse título para o Alexandre é “de superação, para mostrar aos artistas viamonenses que com empenho e dedicação conseguimos conquistar nossos objetivos. E para mostrar que em Viamão existe arte, cultura e drag queens”.
E para a Savanah este título representa “força”, diz o Xandy. “Força para vencer o preconceito através da arte”. E continua: “Ser drag é resistir e curar através da arte. A minha drag existe há dois anos e meio, e ela nasceu para me salvar de uma depressão severa. Através dela descobri que a arte cura, transforma e liberta. A Savanah Queen é força. A minha personagem Savanah Queen é uma linda extensão de mim, onde eu vou através da minha arte levando alegria e arte às pessoas, através de sentimentos”.
As eleitas
- Lurra Blume – Miss Drag Queen RS 2025, representando Pelotas
- Savanah Queen – 1° Vice Miss Drag Queen RS 2025, representando Viamão
- Paloma Killer – 2° Vice Miss Drag Queen RS 2025, representando Porto alegre
- Victoria Violence – Drag Queen Revelação RS 2025, representando São Gabriel

