Na manha desse domingo (3), prefeito e vice de Viamão apresentaram novos nomes para o secretariado. O encontro, assim como ocorreu no sábado, foi realizado em uma das unidades do grupo educacional mantido por Valdir Bonatto.
Os titulares de nove pastas foram apresentados, a maioria deles antecipados pelo Diário na coluna do jornalista Cristiano Abreu, em 31 de dezembro; A surpresa está na mudança de discurso do PSDB, que colocou o vice Nilton Magalhães como titular da Agricultura. Tal fato vinha sendo negado com veemência pelo "núcleo duro" da Administração;
– O prefeito, hoje pela manhã, me concedeu a honra de ser o secretário da Agricultura. Estou pronto para suprir as necessidades e aprender – contou o vice.
– O Nilton terá tarefas contundentes enquanto vice-prefeito junto conosco, mas também de dar suporte na secretaria Geral de Governo e, nesse momento, até que a gente defina (outro nome) na Agricultura – fechou Bonatto.
Recorde:
Ontem foram oficializados sete nomes. Confira aqui.
Eis os demais confirmados nesse domingo:
Planejamento e Habitação: Nilson Vargas. Já foi secretário do Meio Ambiente;
Meio Ambiente: Carlos Remi Pacheco (Canelinha). Ex-vereador e secretário da Agricultura;
Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo: Maurício Carravetta, suplente de vereador pelo PTB;
Secretaria Geral de Governo: Rafael Bortoletti;
Obras: Carlos Pires, indicado pelo PP. Já passou pelas gestões de Alex Boscaini e André Pacheco. Também foi Secretário de Assistência Social de Bonatto.
Empresa Pública de Trânsito de Viamão (EPTV): Kadu Schwartzhaupt, secretário executivo do PSDB, que retorna ao posto. Foi diretor-presidente na gestão de Pacheco;
GABINETE INTEGRADO DE DESENVOLVIMENTO:
Na posse, Bonatto anunciou a divisão de secretarias em grupos ligados a dois gabinetes. O de Gabinete Integrado de Cuidado com as Pessoas (GIP) e o Integrado de Desenvolvimento (GID).
O GIP comportará Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer e a secretaria de Cultura. O GID envolve estruturas como Fazenda, Obras, Desenvolvimento e Agricultura.
Bonatto dividiu o GID em Urbano e Rural:
GID URBANO: Será coordenado por Tulio Barbosa, 42 anos, empresário, ex-presidente do Sindilojas local, ex-secretário de Bonatto e de André Pacheco;
GID RURAL: Henrique Noronha, 41 anos, suplente de vereador pelo PSDB;
Primeiro dia de trabalho
A primeira reunião oficial dos secretários será no gabinete de Valdir Bonatto, às 6h30min dessa segunda-feira (4).
Fazenda e Transporte:
A nova administração ainda não confirmou os titulares para Fazenda e Transporte. Na live, Bonatto prometeu a apresentação oficial para a manhã desta segunda-feira, a partir das 11h45min.
Ato falho – ou não -, o chefe do Executivo deixou escapar que a Fazenda terá uma mulher no comando ao usar o termo "secretária".
O DV apurou que a Fazenda será ocupada pela servidora de carreira da pasta Jeane Carvalho Carlen. O Transporte ficará com o ex-vereador Victor Braga (PTB).
Gabinete
Conforme apuração do Diário, o jornalista Vinícius Santos será o chefe de Gabiente. Uma das missões será reorganizar a Comunicação Social. É justa a preocupação, pois é um dos setores mais frágeis e sempre prejudicado nas trocas de gestão. Só há uma funcionária do quadro. O resto muda a cada prefeito.
Live:
Assista na íntegra a live desse domingo, em que Bonatto anuncia os novos secretários.
Leia também
Bonato confirma mais seis nomes para o secretariado
Armando presidente e Dieguinho vice: as cartas marcadas na eleição da Câmara
A nova composição da Câmara: conheça os eleitos e os suplentes
Pelo menos quatro frentes disputam a presidência da Câmara: o cabo de guerra