Categoria discute percentuais de reajuste para apresentar ao prefeito. Encontro será realizado a partir das 17h30min.
O Sindicato dos Municipários de Viamão (Simvia) convocou a categoria para uma assembleia de mobilização. O encontro, que ocorre nesta quarta-feira, busca garantir reposição salarial para o funcionalismo. Conforme a presidente do Simvia, Maria Darcila Tinoco, o ato debaterá as bases da campanha salarial para 2020.
Um dos pontos em discussão é o reajuste de 12,84% para os professores. O percentual é o mesmo acrescentado ao piso nacional da educação básica em janeiro deste ano, elevando os vencimentos de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. A outra pauta é a definição do percentual de reajuste para os demais servidores municipais.
– Temos reunião com o prefeito (Russinho) no dia 10 (de março) e queremos levar os percentuais definidos para apresentá-los – explica Maria Darcila.
O valor proposto para os professores em Viamão pelo Simvia anualmente acompanha a reposição do piso nacional, estabelecido em 2008. A negociação com a administração municipal, segundo Maria Darcila, é para garantir que a prática se repita em 2020.
Entenda a pedida
Diferente de outras cidades da região Metropolitana, não existe no município um mecanismo que garanta equiparação automática com o piso nacional aos professores, por isso a categoria está se mobilizando previamente.
Confiante no diálogo, a representante dos servidores acredita que trará boas notícias do encontro com o chefe do Executivo.
– O piso está vinculado à arrecadação do município. Sabemos que ela foi boa, e a folha de Viamão está em 42,83%, ou seja, dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Portanto há espaço para reajuste – justifica.