Suspensa captação de água por fazenda que drena do rio Gravataí equivalente ao abastecimento de 75 mil pessoas

Em 2023, operação já interditou captações irregulares nos 34 quilômetros de rio. Foto: Arquivo/www.seguinte.inf.br

O governo estadual suspendeu mais uma vez a captação de água por fazenda de arroz de Viamão que drena do rio Gravataí o equivalente ao abastecimento de mais de 75 mil pessoas.

“O empreendimento irrigante estava realizando o uso irregular de recursos hídricos, tanto pela captação direta no Rio Gravataí, suspensa na data da fiscalização, quanto pelo uso do canal sem a devida autorização do Quilombo da Anastácia”, diz parecer assinado nesta terça-feira, 28 de janeiro, pelo diretor do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento, Carlos José Sobrinho da Silveira. Conforme o DRHS, o ponto de bombeamento, assim como os canais utilizados para captar água no rio Gravataí, estão situados em área pertencente ao Quilombo da Anastácia.

“Diante disso, o Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), no exercício de suas atribuições legais, determina a suspensão imediata da captação de água realizada no ponto de coordenadas geográficas -30,004438, -50,923675. A suspensão deverá perdurar até que seja apresentada a anuência formal do Quilombo da Anastácia, conforme requerido no Ofício Nº 148/2025 – GAB/DIOUT/DRHS/SEMA”, determina a normativa de ontem, segunda, dia 27. Em janeiro de 2023 a fazenda, de 2,5 mil hectares, que é uma das maiores produtoras de arroz do Rio Grande do Sul, já teve a captação suspensa pelo suposto desvio de água do canal do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) e do chamado “pulmão” do banhado que fica junto ao Assentamento Filhos de Sepé.

O volume de água retirada seria equivalente a mais da metade da Estação de Tratamento do Passo dos Negros, em Gravataí, responsável pelo abastecimento de 150 mil pessoas, que é de 365 litros por segundo, como o Seguinte: - site parceiro do Diário de Viamão - reportou na série “Guerra da água”, em artigos como ‘Guerra pela água’: como foi operação que desencadeou investigação sobre mega lavoura de arroz suspeita de usar bombeamento equivalente à metade da captação da estação do rio Gravataí; Veja imagens. Até a publicação desta matéria não foi possível contato com representantes da fazenda.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Hospício

Se não fosse a gritaria por mudanças coletivas para o bem até que dava para entender. Mas era uma multidão conjunta berrando e cantando como se o mundo tivesse sido

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook