Tecnopuc atrás de um empurrãozinho para a inovação

O ambiente de inovação existente em Viamão e no Rio Grande do Sul foi um dos pontos destacados pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, em reunião com o diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), professor Rafael Prinkladnicki, e com o coordenador de Administração e Infraestrutura do Tecnopuc Viamão, Júlio César Ferst. O encontro contou, ainda, com a participação da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Sdect, Suzana Sperry.

Para Márcio Biolchi, o Estado dispõe de instrumentos para atrair um número cada vez maior de empresas inovadoras. Lembrou que no Centro Tecnológico Audiovisual (Tecna), da PUCRS, a Sdect, por meio do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos/Indústria Criativa, destinou R$ 1,9 milhão para a concretização do projeto em 2016.

Biolchi adiantou, também, que vai levar ao Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia uma proposta no sentido de criar novos incentivos às empresas inovadoras e definir os novos conceitos em termos de inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia – que são o foco de trabalho da secretaria.

Prinkladnicki assinalou que o Tecnopuc é multissetorial e focado em quatro áreas: tecnologia da informação e comunicação, energia e meio ambiente, ciências da vida e indústria criativa. Além disso, estimula a pesquisa e a inovação por meio de ações simultâneas entre academia, instituições privadas e governo. Atualmente, o Tecnopuc abriga 120 organizações e soma mais de 6,5 mil postos de trabalho.

O ecossistema de inovação gaúcho se destaca por estar vinculado às universidades, como a PUCRS, a Unisinos e a Feevale, entre outras. Cerca de 12 mil pessoas atuam nos 27 Polos Tecnológicos do estado e todos eles sediam um número significativo de empresas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook